Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Liana Zélia Ramos Holanda, 12 de agosto de 2020

Memórias carregadas lá dentro

Esta história contém:

Memórias carregadas lá dentro

Nascida em 4 de julho de 1984, não fui uma criança desejada e muito menos planejada. Fui a 9º gestação da minha mãe que já perderá duas gestações nessa caminhada. Ao descobrir que estava carregando em seu ventre mais um ser humano, quase infartou e logo decidiu em não continuar a gestação, porém, diante de tantas súplicas dos filhos mais velhos, resolveu levar a gravidez em diante, pois na gestação anterior tinha feito uma laqueadura e não acreditava no que estava acontecendo, mas quando Deus quer ele faz um verdadeiro Milagre! Por ser a sétima e ainda caçula, minha infância foi cercada de pessoas mais velhas. Lembro-me de chamar minha irmã mais velha de mãe e falar com a boca cheia das duas mães que tinha. Ela, por sua vez, dava risada e nem ligava. Sempre que podia me levava em seus passeios com as amigas. Meus irmãos, por eu ser a caçula, estavam sempre bem-dispostos a fazerem minhas vontades. Olha, eu era mimada! Como sinto falta dessa época, quando tudo parecia um conto de fadas. Meu pai, por trabalhar fora, passou poucos momentos juntos comigo ,porém, o Sr. Alvino sempre que vinha do serviço trazia doces, salgadinho, bolacha. etc. Adorava agradar os filhos! Lembro que nas folgas gostava de fazer festa porque como a família era grande, não precisava de muito para casa estar cheia. Colocava suas músicas favoritas na vitrola e cantarola com meus irmãos, suas músicas preferidas eram “Índia - Cascatinha e Inhana” e “Severina Xixique- Genival Lacerda”. Conheci minhas avós materna e paterna, porém não tive muito contato com elas morávamos longe, pouco convivi, mas posso lembrar da minha vó Ermenegilda acariciando meus cabelos e a Vó Jacira sempre cercadas de netos. Gostava muito de ir à casa da tia Geni, minha madrinha, ela sempre carinhosa e acolhedora, lembro que lá era muito gostoso de brincar, pois minhas primas tinham praticamente a minha idade. As poucas crianças com quem...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios