Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa,

Martha Marinho - História de vida dedicada a música e a arte de educar.

Esta história contém:

Martha Marinho, como é conhecida, nasceu em Barretos, uma cidade do interior de São Paulo, no dia 18 de outubro de 1.940. Ela teve uma infância maravilhosa. “Fui criança de verdade” - diz Martha. Ela subia e brincava de balanço nas árvores. Em sua cidade natal, hoje conhecida como a capital do rodeio no país, os animais mais comuns eram os cavalos e os bois. Era tradição as famílias se reunirem em desfiles de cavalos pela cidade. Martha lembra também que ia buscar o gado no sítio com seu avô, com quem passou momentos maravilhosos. Martha conta que em suas férias chegava a ler até 30 livros. Estudava muito e, além da escola, estudava piano, aula de arte e pintura, conseguindo dividir bem seu tempo entre brincar, ir à escola e estudar piano. Na época a família era formada pela sua mãe dona Dina, o pai seu José Manoel, seus avós e ela, que era filha única. Como esquecer do carinho de seu pai, que era um homem muito alegre e sempre a incentivava em tudo que gostava de fazer Ela conta que gostava de fazer várias coisas, como teatro, onde elaborava seus próprios textos, roupas e enfeites. Mas aos quatro anos de idade, algo aconteceu que mudaria parte de sua vida para sempre. Em um belo dia, quando acordou pela amanhã, viu algo enorme em sua sala. Nunca imaginava que teria uma surpresa tão grande Ficou parada olhando aquele enorme piano. Este presente foi dado pelo seu querido pai. Ela o carrega até hoje e quase todos os dias senta em seu piano e toca. Martha também lembra com muita saudade de sua amiga inseparável, Ivone. Elas estavam sempre juntas, conversando sobre namorados, fazendo pesquisas e dividindo segredos. “Ela era minha confidente” - diz Martha. Estudaram juntas da 5ª série até o colegial, momentos que foram marcantes em suas vidas. Depois de algum tempo, Ivone foi morar em Mato Grosso e nunca mais elas se viram. Mas por coincidência este ano, no mês de julho,...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Martha Marinho - História de vida dedicada a música e a arte de educar.

Local de produção: Emeb Do Complexo Educacional "prof. Nízio Vieira"

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios