Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Mª João Feio

Maria João Feio | Vila Flor no Feminino - Histórias de Mulheres Portuguesas do Interior

Esta história contém:

Maria João Feio | Vila Flor no Feminino - Histórias de Mulheres Portuguesas do Interior

Vídeo

Palavras-chave: mulher, vila flor, portugal

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Então para começar íamos pedir à Maria João, por favor, que se apresentasse, dissesse o seu nome, local e data de nascimento.

O meu nome é Maria João Feio, nasci em 24/03/1961 e neste momento sou gestora.

Como é que se chamam ou se chamavam os seus pais?

O meu pai chamava-se Israel da Assunção Feio, já falecido há cerca de 30 anos, a minha mãe chama-se Prazeres da Graça Amaro Feio, tem 86 anos e ainda vive comigo.

E o que é que eles os dois faziam?

A minha mãe trabalhava em casa, o meu pai era farmacêutico e proprietário rural.

E a farmácia era aqui?

Não, era farmacêutico no Porto, então a nossa vida dividia-se entre o Porto e Vila Flor.

Quais eram os principais costumes da sua família? Tem assim alguma lembrança?

Sinceramente assim de repente não me recordo.

Tem irmãos?

Tenho um irmão mais velho que ele se chama Israel Amaro Feio e que trabalha nas finanças.

Gostava de ouvir histórias? Alguém lhe contava histórias na família?

Às vezes o pai contava histórias, porque o meu pai, era um homem com muita cultura, era um homem extraordinariamente culto, e quando eu nasci ele já não era propriamente um teenager, então tinha muitas vivências, era um homem com muita vivência, portanto, e era um homem muito à frente do seu tempo. Tinha muita visão de muito interessante sobre muitas coisas, convém que se diga também que era um homem que se fosse agora vivo tinha 103 ou 104 anos e era um homem extraordinariamente sensível, um homem muito sensível para a sua época. Ele chorava quando via filmes e gostava muito que lhe oferecessem rosas e havia outra coisa, ele tinha flores, nomeadamente rosas, que era sua grande paixão em todas as propriedades que tinha e era ele próprio que as cultiva, também no jardim de casa e sabia o nome todo das espécies de rosas que havia. E havia outra coisa que ele também tinha muito interessante, como era de farmácia, ele próprio tinha os seus canteiros com as plantas que gostava, porque na...

Continuar leitura

Título: Maria João Feio | Vila Flor no Feminino - Histórias de Mulheres Portuguesas do Interior

Data: 25 de janeiro de 2023

Local de produção: Portugal / Vila Flor

Personagem: Mª João Feio
Autor: Instituto de Sociologia da Universidade do Porto

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios