Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Beatriz, 21 de maio de 2023

Maria das Graças Maia Pamplona: Uma mulher, mãe, vó e bisavó incrível

Esta história contém:

Maria das Graças Maia Pamplona: Uma mulher, mãe, vó e bisavó incrível

Maria das Graças, nascida em 1952, vinda de uma família de 10 irmãos, pai e mãe comerciantes. Casou com Alan de Oliveira Pamplona aos 24 anos de idade. Trabalhou como enfermeira até ter seu primeiro filho, e quando teve o terceiro voltou a trabalhar.

Em 2000, seu marido faleceu. Graça se tornou viúva, e com muita força terminou de criar seus sete filhos. E criou além dos filhos, dois netos até formarem no colégio. Não teve outros maridos.

Atualmente mora sozinha. Gosta muito de plantas e animais. Uma mulher muito ativa, gosta de fazer diferentes atividades manuais, como costurar e bordar.

Minha avó é um exemplo para mim, como uma pessoa perseverante que criou uma família incrível, e não desistiu mesmo nos momentos mais difíceis de sua vida. Trabalhou com dedicação, e desenvolveu muito seu conhecimento na área. Uma mulher guerreira e maravilhosa, que mora dentro de meu coração.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios