Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 23 de março de 2021

Maria Bolacha, Maria das Dores

Esta história contém:

Maria Bolacha, Maria das Dores

Vídeo

Meu nome é Maria Aparecida das Dores Araújo, nascida em 23 de março de 1958, em Iturama, Minas Gerais. Meus pais são Pedro Vieira de Freitas e Antônia Aparecida de Freitas. Eles nasceram e casaram lá em Minas Gerais também. Eles trabalhavam na roça, com gado, com fazenda. Como eu sou a caçula, vim pra cá muito nova, pois quando meus irmãos estavam na idade de vir pra escola, meu pai largou tudo pra vir pra cá, pra pôr os filhos na escola.

Nós viemos, na verdade, pra Fernandópolis, não foi pra São José do Rio Preto. Eu me casei em Fernandópolis e vim pra Rio Preto há 40 anos. Mas em Fernandópolis, meu pai era carpinteiro. Eu estudava no Colégio Brasilândia, num bairro lá de Fernandópolis, e o que eu mais gostava era de Redação, de História, essas coisas. E eu também trabalhava. A gente escolhia café nas máquinas, separava os bons dos ruins. Eu comecei a trabalhar com oito anos.

E eu estudei só até a quarta série, só o primário. Depois disso, eu continuei trabalhando, aí eu casei com 17 anos. Depois da máquina de café, eu fui trabalhar no Mercado Lusitano. E conheci meu marido em Ituiutaba. Ele ia em casa uma vez por mês. Aí nós moramos uma época em Ituiutaba, Minas, de onde ele era, e depois nós viemos pra Tanabi, que é aqui perto. De Tanabi, viemos pra cá, porque ele era representante de pneu.

Aqui eu trabalhei de doméstica, logo que nós viemos, por uns três anos. Depois eu comecei a vender rosca, pão, salgadinho. Eu fazia em casa e vendia de bicicleta. Entregava salgadinho nos bares de manhã, e à tarde eu entregava sonho, vendia rosca de porta em porta. O biscoito de polvilho, na época, eu vendia por receita. Uma receita dava uma lata, daquelas grandes, de tampa.

Mas quando eu estava com 28 anos, meu marido faleceu, e eu comecei a buscar mais. Nunca fiz nenhum curso, nem existia internet. Eu tenho bolachinhas, por exemplo, que é uma das que eu mais vendo hoje, que eu já...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio de Ribeirão Preto

Entrevista de Maria Aparecida das Dores Araújo – Maria Bolacha

Entrevistada por Luís Paulo Domingues e William Carneiro

São José do Rio Preto, 08 de abril de 2021

Entrevista MC_HV062

Transcrita por Selma Paiva

P1 – Bom, Dona Maria, pra começar, eu gostaria que a senhora dissesse o seu nome completo, a data de nascimento e o local do nascimento.

R1 – Maria Aparecida das Dores Araújo, 23 de março de 1958, nasci em Iturama, Minas Gerais.

P1 – Sim, obrigado. E o nome do seu pai e da sua mãe?

R1 – Pedro Vieira de Freitas e Antônia Aparecida de Freitas.

P1 – A senhora conheceu seus avós?

R1 – Conhecia a minha avó paterna e meu avô e minha avó materna.

P1 – Sim. Se lembrar o nome deles e puder dizer, pra ficar gravado.

R1 – Bárbara Vieira da Costa, minha vó materna, meu avô é... me deu... realmente eu não consigo lembrar.

P1 – Não, tudo bem.

R1 – Minha vó paterna é Maria Albegina. Meu avô é Arlindo Miguel.

P1 – E a senhora chegou a conviver com eles, quando era criança?

R1 – Sim. ______ (02:38) do meu vô a forma que a gente tratava, nunca tratava por nome, eles tinham uma forma carinhosa ________ (02:48).

P1 – Sim. E a senhora sabe de onde que eles vieram? Eles já nasceram em Rio Preto ou vieram de fora?

R1 – Não, eles nunca nem chegaram a vir em São José do Rio Preto. Eles moravam em Minas.

P1 – E o seu pai e a sua mãe nasceram lá também ou nasceram em Rio Preto, já?

R1 – Nasceram lá, em Minas também.

P1 – E se casaram lá, em Minas?

R1 – Casaram lá.

P1 – E o que a família fazia lá em Minas, de trabalho?

R1 – Trabalhava na roça, com gado, com fazenda. Como eu sou a caçula, então eu vim pra cá muito nova. Quando meus irmãos estavam na idade de vir pra escola, aí meu pai largou tudo lá, pra vir pra cá, pra pôr os filhos na escola.

P1 – Sim. E a senhora sabe como seu...

Continuar leitura

Título: Maria Bolacha, Maria das Dores

Data: 23 de março de 2021

Local de produção: Brasil / São José Do Rio Preto

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios