Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt

Esta história contém:

Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt

Vídeo

Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt, a Dolinha, nasceu em 18 de maio de 1948 em Santa Bárbara, Minas Gerais, “uma cidade nas montanhas, muito fria e que até hoje conserva muitos vestígios do período da exploração do ouro”. Aos cinco anos de idade sua família mudou para Belo Horizonte, onde o seu pai foi convidado pelo presidente Juscelino Kubitscheck para atuar na Novacap, a companhia que edificaria a nova capital do país, e então a sua família passou a morar em Brasília. Lá ela viveu praticamente toda a sua infância e juventude, mudando para Curitiba em 1972, quando se casou.

Brincando nos montes de terra que dariam origem à capital do Brasil, onde era construído o Congresso Nacional, Dolinha viveu a experiência daquele momento, de um “Brasil se fazendo pela força do trabalho”. A essa experiência ela atribui a sua personalidade, que a impede de “ter muita paciência com os pactos de mediocridade”. Ela se define como uma empreendedora, que gosta de estar nessa relação com o “fazer, com o mudar, com ir para frente”. Destaca a relação complexa que teve com o pai, de quem teria herdado o jeito impaciente e o hábito de “querer estar sempre fazendo coisas”, mas com o qual também mantinha discordâncias ideológicas.

Em Brasília, ela estudou no colégio Júlia Kubitschek, cuja proposta de ensino era inspirada na Escola Nova, onde “tinha piscina, tinha campo de vôlei, uma coisa fantástica, uma escola pública. E as professoras que davam aula ali, iam primeiro fazer o curso lá na Bahia, lá em Salvador”. Após concluir a educação básica, ela deu continuidade à sua formação em Belo Horizonte, na escola de aplicação da Universidade Federal de Minas Gerais. Porém, essa etapa foi interrompida em 1964, quando o pai a informou que haveria uma “revolução comunista” no país e ela precisaria voltar para Brasília. Ao retornar à capital, ingressou no curso de comunicação pois queria fazer coberturas...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt
Autor: Associação Brasileira de Ensino de História (ABEH)

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.