Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

Marcos Boulos

Esta história contém:

Marcos Boulos

Vídeo

O nome do entrevistado é Marcos Boulos, ele tem 76 anos. A primeira parte da entrevista é o Marcos contando um pouco sobre a geografia do país de onde o pai dele veio, o Líbano, e de como os países da Arábia foram colonizados por diferentes países da Europa. Na verdade, não eram países, eram tribos e grupos religiosos, era só nas capitais que realmente havia algo próximo de uma cidade. Depois ele conta como muitas famílias que migram para o Brasil mantêm o contato e visitam familiares no país de origem; e ele comenta que com a família dele não foi assim porque poucas pessoas ficaram no seu país de origem. Ele comenta que seu pai chegou ao Brasil em 1924. Ele fala sobre o cenário da vida dele quando a mãe do pai dele havia morrido; o pai se casou com uma outra mulher e logo após o casamento esta morreu, porém, como o pai tinha vários parentes no Brasil, ele resolveu vir para cá com os seus 4 irmãos. Então acontece a chegada do pai e de seus irmãos no Brasil, e mesmo sendo um choque com a mudança de país, foi algo leviano, porque todos da família que estavam no Brasil já sabiam francês e árabe. O pai dele morava em uma região onde havia muito comércio árabe, porém eles não eram comerciantes. Em um determinado período, todos os irmão viraram caminhoneiros, inclusive um dos irmãos dele ficou em São José do Rio Preto. Ele também teve muitos outros trabalhos, como: no mercado, em açougue, em um determinado momento ele criou uma empresa, depois ele foi gerente e revendedor. Isso tudo em outros estados do Brasil. Depois ele veio para São Paulo e comprou uma mercearia. Acordava às 5 da manhã e tinha que trabalhar duro, e depois de um tempo ele morreu. Em relação às tecnologias da época, não havia muita coisa, no máximo o rádio, e o avião estava sendo criado na época. O Marcos diz que uma coisa que sempre uniu muito a família era a comida, as festas e as danças; as mulheres eram criadas para cozinhar, e cozinhar para...

Continuar leitura
Palavras-chave: imigração, tecnologia, trabalho

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios