Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 19 de setembro de 1994

Móveis na Teodoro Sampaio

Esta história contém:

Móveis na Teodoro Sampaio
fechar

O aprendizado

Retrato de Sidnei Donizeti Zózimo da Costa tirado no Colégio Almirante Visconde de Inhaúma, durante seus primeiros anos de escola.

período: Ano 1968
local: Brasil / São Paulo / São Paulo - Sp
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Um prêmio merecido

Sidnei Donizeti Zózimo da Costa em passeio a Tambaú. Ele recebeu a viagem como prêmio de trabalho nas Lojas Tamakavy.

período: Ano 1984
local: Brasil / São Paulo / Tambaú
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

O vendedor

Sidnei Donizeti Zózimo da Costa na porta da Loja Guaió.

período: Ano 1981
local: Brasil / São Paulo / Suzano
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Depoimento de Sidnei Donizete Zózimo da Costa

Entrevistado por Cláudia Leonor e Ana Paula Soares

Estúdio da Oficina Cultural Oswald de Andrade

São Paulo, 23 de novembro de 1994

Transcrito por Lúcia Marina G. A. Oliveira

P - Bom, eu queria começar com o senhor falando o local, nome, local e data de nascimento.

R - O local que eu nasci? Bom, a minha data de nascimento é 04/07/57, eu nasci em São Manuel, no interior de São Paulo, é isso?

P - Seu nome completo.

R - Sidnei Donizete Zózimo da Costa.

P - O nome dos seus pais e onde eles nasceram?

R - Papai é Sebastião Zózimo da Costa, nasceu em Caratinga, Minas Gerais, mamãe, Ernestina Moreira da Costa, nasceu aqui em São Paulo mesmo, na capital.

P - Sidnei, você ficou em São Manuel? Você passou a sua infância lá?

R - Ah não, eu nasci só em São Manuel, eu fiquei lá acho que três meses da minha vida, né. Foi, papai foi trabalhar lá e esse trabalho ele terminou acho que em torno de três meses ou quatro meses, eu nasci. Mamãe já estava grávida, né, nasci e voltei pra São Paulo, que é onde eu fui criado, nasci no alto do..., quer dizer, fui criado no Alto do Mandaqui, criado ali até os 20, 25 anos da minha vida, minha adolescência toda eu passei ali.

P - O que o seu pai fazia?

R - Ele era tratorista, aquele pessoal que trabalha com trator empurrando terra? Então, papai fazia isso, fazia loteamento, apesar que no caso específico, em São Manuel tem uma cidade vizinha, que hoje até é uma cidade turística é aonde passa o rio Tietê, então fizeram uma usina de cana de açúcar, essas coisas, lá onde se extrai álcool. Eu não me lembro direito o nome dessa usina, mas na cidade de Barra Bonita que é vizinha a São Manuel onde eu nasci. Então papai foi trabalhar nessa barragem, eu tive lá até dois meses atrás eu estava dizendo pra... né, e ficou uma coisa bonita lá, chega o navio, entra, sai do outro lado, fecha, ele sobe coisa de 40 metros, é bonito, muito bonito...

Continuar leitura

Título: Móveis na Teodoro Sampaio

Data: 19 de setembro de 1994

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Entrevistador: Cláudia Leonor
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios