Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Glaucia Morais de Souza, 1 de outubro de 2024

Máquina do Tempo- Luís Guilherme Fogaça Thormann

Esta história contém:

Máquina do Tempo- Luís Guilherme Fogaça Thormann

Tenho aprendido com todas as experiências que tenho vivido até aqui em função das memórias das pessoas, que às vezes, voltar no tempo, te impulsiona para o futuro.

Essa conexão com o Luís, tem me mostrado o quanto amizades podem ser valiosas, e mantê-las é mais ainda.

Acompanhei o diálogo e o carinho entre ele e Holavo Salum e percebi o quanto coisas pequenas e simples podem ser tão preciosas.

Resgatar pedaços de um site perdido no mar da web, entre 815 bilhões de outros sites, é uma delas…

Andar carregando um pacote imenso para cima e para baixo com parte do Acervo dele, também…

Vi, brilho em seus olhos, nesses dois momentos.

Por Luís Guilherme Fogaça Thormann

“Ah pescar…

Quem nasce em Rio Grande/RS, dificilmente fica sem contato com a pesca, os peixes, a lagoa, o mar…

Desde minha infância tive a atenção voltada para a praia, as águas que cercam minha cidade, as atividades das fábricas de peixe, a venda direta de pescados na Orla da Lagoa, na doca do mercado, enfim.

Aos dez anos de idade já tinha a permissão dos pais para atividades na rua. Jogos de bola, pescaria, brincadeiras e tudo que a juventude nos anos 60 experimentava.

Morava a três quadras do cais. Ali eu presenciava às vezes, botes superlotados de camarão, sem comprador interessado, davam para a população que enchia sacolas e levava feliz para descascar e preparar em casa. Minha turma adorava pescar. Íamos perto do RGYC (Rio Grande Yacht Club) exercitar nosso esporte favorito. Pescávamos corvinas, peixe-rei, bagres, burriquetes, linguados, e tudo o que se pode imaginar de fartura de fauna aquática. Usávamos linha de mão, enquanto os adultos preferiam os caniços de fibra e as carretilhas Penn, americanas, famosas e caras. Tínhamos como preferência o cais onde hoje se localiza o CCMAR da FURG, os fundos da CEEE, e até a hidroviária. Às vezes nadávamos para espantar o calor. A isca, normalmente o camarão, pegávamos com jereré, feito de...

Continuar leitura
Palavras-chave: pesca, memórias, campeonatos

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.