Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem:
Por: , 14 de abril de 2021

Lugar de mulher é onde ela quiser

Esta história contém:

Lugar de mulher é onde ela quiser

Vídeo

Um pequeno excerto sobre a história de Davina

Eu sei que sou meio exceção, porque eu sempre gostei de coisas diferentes. Se for analisar, eu fui policial, na operação não corre tanto risco, mas eu tinha um trabalho considerado um dos mais perigosos, que é manutenção com linha energizada, 750kv, e era muito mais seguro do que a minha antiga profissão [...]

Essa era mais ou menos essa nossa rotina. A gente fazia a inspeção, torre por torre, depois fazia o relatório, torre por torre, e destacava o que precisava ser feito. Também tinha que ver se não havia mato alto perto das torres, porque o mato cresce, mas não pode chegar próximo do cabo, tem que ficar longe do cabo. Então, depois que você terminava a inspeção das torres, fazia o relatório e vinha fazendo a manutenção. A torre que estava com defeito, você tinha que subir nela e corrigir. Nós fazíamos a manutenção com a linha desligada e com a linha ligada também, mas aí você entrava com aquela roupa especial, entrava no potencial, andava nos cabos para fazer esse tipo de manutenção.

Tinha também inspeção aérea, que é com helicóptero. A gente tirava abelha, pois formam muitas colmeias nas torres, principalmente na região que tem eucalipto. Inclusive, a gente tinha curso para isso, de como tirar as abelhas da torre. A gente também tinha curso de motosserra porque, por exemplo, você chega perto da torre e tem uma árvore ali, você não vai contratar uma empreiteira para ir tirar apenas uma árvore. Então, o próprio eletricista que já está lá, na hora derruba aquela árvore e resolve o problema.

As torres variam de tamanho, tem de 30 m, tem 60 m, mas a média é entre 45, 50 m, a média da altura, daqui da 750. Nas outras classes de extensão, as torres são um pouquinho mais baixas, mas por exemplo, tem torre de comunicação, aqui do lado da minha casa, que tem 85 metros, na subestação, a torre de comunicação tem 120m, mas são só algumas, a média de altura...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Entrevista de Davina Glovaski

Entrevistada por Danilo/Daniela

14/04/2021

Realização: Museu da Pessoa

Entrevista número FUNAS_HV002

Transcrito por Aponte

00:00

P/1 - Davina, muito bom dia!

R - Bom dia!

00:13

P/1 - Bom dia, inicialmente eu gostaria de agradecer em nome de Furnas e do Museu da Pessoa por vir aqui dar sua entrevista de história de vida, muito obrigado! Davina, antes, também para a nossa identificação do vídeo, eu queria que você falasse seu nome completo, o local e a data do seu nascimento?

R - Meu nome é Davina de Campos Glovaski, eu nasci em Guarapuava no Paraná, é uma cidade fica perto daqui de Ivaiporã, onde eu trabalho, eu nasci em maio de 74.

00:59

P/1 - Antes de chegar na sua história mesmo, vou perguntar um pouco sobre a história da sua família, você conheceu seus avós? Você sabe a história dos seus avós paternos, maternos? Conta um pouquinho para gente essa trajetória familiar.

R - Sim, eu conheço a história dos meus avós, e uma da minha avó, a mãe da minha mãe, que se chama Davina, mora com a minha mãe. Os pais do meu pai já faleceram há muitos anos, mas o meu avô, o pai do meu pai, nasceu na Ucrânia e veio para o Brasil porque ele ia ser padre, e ele veio para o Brasil conheceu minha avó, que era uma viúva com seis filhos já, e abandonou a batina para ficar com ela, e daí eles tiveram mais oito filhos, aí o meu pai é o penúltimo. Da minha mãe, meu avô, os pais dele eram italianos, e a minha avó, os pais dela espanhóis, e moravam no interior, no sítio, meu avô era 20 anos mais velho que a minha avó, minha avó Davina né, ele também já faleceu há muitos anos e depois disso a minha avó foi morar com a minha mãe, e eles são em, ela tem 10 filhos, então a família é aquela coisa, muita gente, e quando reúne só a família é no mínimo 100 pessoas, é uma loucura.

02:56

P/1 - Casamento então nossa, a lista de convidados é só família?

R - Nem dá para chamar todo...

Continuar leitura

Título: Lugar de mulher é onde ela quiser

Data: 14 de abril de 2021

Local de produção: Brasil / Ivaiporã

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios