Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Luci Maria Sartori
Por: Escola Pantaleão Thomaz, 24 de novembro de 2018

Luci a menina arteira

Esta história contém:

Luci a menina arteira

Vídeo

Ela morou em Coxilha até os quatro anos, depois o pai comprou uma casa em Passo Fundo e foram morar lá porque precisava continuar seus estudos. Nas férias e finais de semana vinham para a cidade natal, brincava de esconde-esconde, pega-pega, caçador e fazer a roda de histórias de terror e de lobisomem na casa do seu Soares. Certa vez, subiu em cima de um caminhão cheio de toras e mandaram-na saltar de lá porque iam abrir um lado do caminhão para as toras rolar de cima. Ela caiu e quebrou o braço, Luci foi levada para casa, seu Gentil falou que sabia que aquilo ia acontecer porque ela era pior que piá, depois o pai a levou para o pronto socorro e todos os seus amigos foram visitá-la. Outro dia foi andar a cavalo, um cavalo meio velho, com um problema nas pernas, ela caiu na frente de uma oficina cheia de gente, ficou vermelha de vergonha porque perguntaram se tinha se machucado e ela disse que não. Levantou foi até a esquina e começou a chorar, saiu correndo para casa levando o cavalo até o irmão e o pai a levou para o pronto socorro. Ela ia no mato e nos rios com os irmãos e eles a jogavam de um lado ao outro do rio. Quando Coxilha se emancipou a mãe dela levou-a andar de trem, passeio este que a deixou deslumbrada com a paisagem. Ela sempre quis ser professora por que sua mãe também era. Seu sonho era estudar e o pai também a incentivava, ele gostava de ler, tinha muitos livros, quando não tinha livros lia dicionários. Como adorava a leitura e a escrita, foi ele quem escreveu a letra do hino do município e o livro que conta a história de Coxilha. Após anos de estudos realizou seu sonho formando-se como professora. A primeira vez que lecionou foi na escolinha do Rio do Peixe, interior do município. No inverno tinha um fogão na sala de aula, certo dia chegou um senhor com um carroção cheio de lenha pra ela fazer fogo, o homem percebendo sua dificuldade resolveu ensiná-la e todos os dias antes dos alunos chegarem ela deixava a sala...

Continuar leitura
Fechar

Livro publicado pelo pai de Luci (Luzardo Sartori)

Dados da imagem Livro publicado pelo pai de Luci (Luzardo Sartori)

Imagem de:
Luci Maria Sartori

História:
Luci a menina arteira

Tipo:
Fotografia

Luci Maria Sartori

Dados da imagem Luci Maria Sartori

Imagem de:
Luci Maria Sartori

História:
Luci a menina arteira

Tipo:
Fotografia

Momento da entrevista

Dados da imagem Momento da entrevista

Imagem de:
Luci Maria Sartori

História:
Luci a menina arteira

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.