Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: José Luiz Lourenço
Por: Museu da Pessoa, 30 de novembro de -0001

Lourdes Maria: a Tia Ciata de BH

Esta história contém:

Lourdes Maria: a Tia Ciata de BH

Vídeos (2)

Navegue horizontalmente pra acessá-los

O racha é na Remodelação da Floresta é pelo seguinte... Racha é só o nome porque só eu saí de lá. Eu era um bom passista, modéstia à parte falando, e num concurso individual de associados eu me sagrei Cidadão Samba de 1948, morando na Concórdia. Concórdia não tinha bloco, não tinha nada. E aí cismei e falei: “Ah, vamos criar uma escola de samba no bairro Concórdia”. Tinha lá uma escolinha, chamava Descimento da Concórdia, mas ela era muito pequena. Eu e mais outros companheiros de uma outra escola, que se chamava Monte Castelo; e eu, da Remodelação. Falei “Ah, vamos criar uma outra escola?” “Ah, vamos, vamos”. Aí juntamos eu e mais uns sambistas, a também saudosa sambista - que foi uma das grandes de BH - ela foi para o samba de BH o que a Tia Ciata foi para o samba do Rio de Janeiro, ela chamava-se Lourdes Maria. Ela tinha o apelido de, não na presença, mas o apelido era Lourdes Bocão. E ela era uma grande sambista. Dançava, sambava, cantava, improvisava, então aí... Por isso que eu digo que ela foi para o samba de BH o que a Tia Ciata foi para o samba no Rio de Janeiro. Só que o Rio de Janeiro é uma cidade mais ampla, mais antiga e com uma população bem maior, e ela aqui em BH, não é? Até então, era uma cidade assim, mais acanhada, uma Capital mais acanhada. Mas ela foi uma grande sambista. Então eu, ela e mais uns companheiros criamos a Escola de Samba Inconfidência Mineira. Tinha o Fefê, o Cici, Zé Pretinho, Arroz - saudoso companheiro Francisco Chagas, mas tinha apelido de Arroz - e mais outros. Aí, criamos a Escola de Samba Inconfidência Mineira. Dai para a frente começamos, nos anos seguintes, a fazer mais samba, apareceram mais compositores para fazer samba. Eu mesmo, na época, não fazia. Uma, porque eu não tinha nem tempo para fazer, não é? Eu e mais outros companheiros, nós não tínhamos nem condição de pagar, dar um cachê para compositores, não é? Então a gente se baseou na...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios