Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Luis Antônio Basque
Por: Museu da Pessoa,

Livros por toda parte!

Esta história contém:

Livros por toda parte!

Vídeo

Meu nome é Luís Antonio Basque. Nasci em 27 de setembro de 1969, na cidade de Primeiro de Maio, Paraná. Meu pai se chama Luís Basque, e minha mãe se chama Francisca Galera Basque. O meu avô materno veio da Espanha com dez anos, e minha avó é descendente de italiano, espanhol e português. E os meus avós por parte de pai também são todos descendentes de italiano, português e espanhol. Eles eram dessa região aqui de Borborema, Novo Horizonte, mas na década de 1940 boa parte da família migrou para o Paraná. Eles compraram terra lá, desmataram para desbravar, porque era tudo mata verde.

Meu pai e a minha mãe eram agricultores em Primeiro de Maio, zona rural. A “água” se chamava Barra Bonita. Eu me lembro de algumas árvores plantadas na frente da minha casa: um pé de laranjeira, um pé de flor-rosa, alguma coisa assim. Lembro da casa da minha avó, que morava muito pertinho da gente. Aí depois a gente mudou para um outro sítio, onde eu passei uma boa parte da minha infância - lá eu morei dos quatro aos 14 anos de idade. E lá foi onde eu brincava na beira da água, jogava bola com os amigos e trabalhava na roça já, pois eu comecei a trabalhar com nove anos.

E eu trabalhei com o meu pai até os 23 anos de idade, na roça. Meu pai tinha uma chacrinha muito pequenininha, e a gente trabalhava em família. Aí, eu saí da roça para trabalhar num banco, em Londrina, em 1993. Comecei de office-boy, trabalhei por 12 anos, já estava no cargo de gerente administrativo. Mas o meu tio, que tem um sebo muito grande em Londrina - deve ter mais de 300 mil livros -, teve a ideia de montar uma loja de sociedade com o meu irmão, para ele tocar em Marília.

A gente abriu a loja lá, e ele começou a tocar a loja. A coisa foi andando... e o banco era um pouco desgastante, suga muito a gente, então eu tinha vontade de sair. O nogócio foi crescendo, a loja foi dando certo, até que eu resolvi sair para montar uma...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio de São José do Rio Preto - 2020-202

Entrevista de Luis Antônio Basque

Entrevistado por Cláudia Leonor e Luis Paulo Domingues

São José do Rio Preto, 13 de maio de 2021

Entrevista MCHV_072

Transcrita por Selma Paiva

(00:40) P1 – ‘Seu’ Luís, para começar, eu gostaria que o senhor falasse o seu nome completo, a data de nascimento e o local que o senhor nasceu.

R1 – Luís Antonio Basque, data de nascimento é vinte e sete de setembro de 1969, nasci em Primeiro de Maio, Paraná.

(01:05) P1 – No Paraná?

R1 – Isso, a cidade chama Primeiro de Maio, Paraná.

(01:10) P1 – Primeiro de Maio, legal. E qual que é o nome do seu pai e da sua mãe?

R1 – Meu pai chama Luís Basque e minha mãe chama Francisca Galera Basque.

(01:20) P1 – Legal. E os seus avós? Você conheceu, conhece? Tem avós ainda?

R1 – Não. Eu só conheci a avó materna e a avó paterna, só. Os avôs eu não conheci nenhum. Não, não. Desculpa. O meu avô paterno eu conheci também, mas eu tenho uma mínima recordação dele, porque eu tinha acho que três anos quando ele faleceu, alguma coisa assim.

(01:45) P1 – Sim. Perfeito. E você sabe a origem deles? Se eles vieram de fora do Brasil, para morar aí na região? Eles foram lá para o Paraná? Como que foi a história, até chegar em você?

R1 – O meu avô por parte da minha mãe, o meu avô materno, veio da Espanha com a idade de dez anos. Ele é espanhol. A minha avó é descendente de italiano, espanhol e português. E os meus avós por parte de pai também a mesma coisa, todos descendentes de italiano, português e espanhol também.

(02:31) P1 – Certo. E eles foram morar lá no Paraná, o que eles faziam lá? Você sabe?

R1 – É, eles eram dessa região aqui do estado de São Paulo. Aqui da região de Borborema, Novo Horizonte, essa região aqui. Aí na década, em 1940, boa parte da família migrou para o Paraná....

Continuar leitura

Título: Livros por toda parte!

Local de produção: Brasil / São José Do Rio Preto

Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Luis Antônio Basque

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios