Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

Armelindo Simão Vieira, natural de Belo Horizonte. Mudou-se para o bairro Palmital devido à enchente do Ribeirão Arrudas, na época tinha 10 anos de idade, junto a mãe e quatro irmãos, que posteriormente se mudaram para outros estados do Brasil. Sua mãe tinha alguns problemas de saúde, o que fez com que constantemente estivesse internada, desta forma, Armelindo e sua irmã Izabel, desde pequenos trabalharam para ajudar a manter a casa. Eles pegavam água na bica, enchiam tambores e vendiam para os demais moradores, muita das vezes trocavam essas águas por alimentos. Também vendiam esterco que pegavam pelas pastagens, essas vendas ajudaram como complemento de renda para que quitassem sua a casa.

A referência feminina na vida de Armelindo sempre foi bem forte, ele afirma que sempre teve uma admiração muito grande pelas mulheres e tinha vontade de fazer uma homenagem a elas, desta forma escreveu o livro “Perfil de Mulher, a fim de denunciar a violência que percebia na vivência das mulheres. O livro foi construído a partir de conversas feitas com mulheres de diferentes idades e profissões, de estudantes à garotas de programas e sua elaboração se deu a partir de um exercício de escuta, orientado por questões sobre temas como sexualidade, amor, trabalho, violências, religião, sonhos e afins.

Após presenciar a morte de seu filho mais novo em um acidente, Armelindo acabou perdendo o desejo de escrever, se desfez de várias coisas e incendiou as poucas versões do livro Perfil de Mulher e um outro livro que estava escrevendo - esse ainda não tinha nome. Na época de seu lançamento foram impressos apenas 300 exemplares do livro, devido à limitação financeira de uma produção independente. Algumas versões foram doadas à escolas e algumas vendidas. Alguma versão do livro pode ser encontrada perdida em alguma estante de algum amigo do bairro Palmital, a última versão encontrada por Armelindo encontrava-se úmida e com algumas páginas...

Continuar leitura
fechar

Livro Perfil de Mulher

tipo: Fotografia

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: Livro Perfil de Mulher

Autor: Núcleo Museu da Pessoa de Santa Luzia - MG

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios