Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Simone Aparecida Ramalho
Por: Simone Aparecida Ramalho,

Linhas que o tempo tece

Esta história contém:

Linhas que o tempo tece

1975 - Infância pelas ruas de terra, rios, água de poço, terrenos baldios, chácaras, plantas em lata de óleo, camas de armar na cozinha, chão de cimento vermelho para encerar, vizinhos se falando no portão como uma família extensa, com italianos, espanhóis, negros, brancos, católicos, gente de macumba, jardins, muitos cachorros vira-latas, lambretas e carros velhos que se consertavam nos quintais, brinquedos feitos em casa, pouco dinheiro, pouco ônibus, pouco médico, poucos móveis, pouco de tudo, em uma zona leste que mais parecia cidade do interior.

1978 - Ingresso na escola pública do bairro. Abertura de universos com a leitura, com os professores, com colegas. Convivência aos sábados com um tio comunista que vinha fazer visitas intelectuais e políticas: livros para ler, música brasileira para conhecer, ideias sobre os rumos do país para discutir com uma criança. Ganho uma máquina de escrever, presente caro, e leio qualquer coisa que aparece na frente, mesmo que fosse difícil de aparecer. Professor de português salvador – livros, peças de teatro e incentivo para estudar.

1985 - Começo de trabalho no comércio familiar – bares noturnos na Zona Leste. Esforço por buscar livros e conhecimento na “cidade”, fora da Zona Leste – longos trajetos ao Centro Cultural São Paulo, à Biblioteca Mário de Andrade...

1987 - Decisão de cursar o ensino fundamental em uma escola pública distante, em busca de formação melhor e pela decisão de estudar na vida. Descoberta do movimento estudantil secundarista, do Partido dos Trabalhadores, ingresso na militância política às vésperas da primeira eleição presidencial direta pós-ditadura militar – Lula –lá!

1990 - Decisão de prestar vestibular em universidades públicas para Psicologia. Bolsa em cursinho privado, feito em conjunto com o trabalho, a escola e a militância. Dormindo poucas por dia...

1991 - Ingresso na Universidade de São Paulo, no Curso de...

Continuar leitura
Fechar

Sambódromo do Anhembi

Dados da imagem Sambódromo do Anhembi

Período:
Ano 2014

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Simone Aparecida Ramalho

História:
Linhas que o tempo tece

Crédito:
Pedro Gava

Tipo:
Fotografia

Marquês de Sapucaí

Dados da imagem Marquês de Sapucaí

Período:
Ano 2013

Local:
Brasil / Rio De Janeiro / Rio De Janeiro

Imagem de:
Simone Aparecida Ramalho

História:
Linhas que o tempo tece

Crédito:
Pedro Gava

Tipo:
Fotografia

Casamento com o Pedro

Dados da imagem Casamento com o Pedro

Período:
Ano 2009

Local:
Brasil / São Paulo / São Paulo

Imagem de:
Simone Aparecida Ramalho

História:
Linhas que o tempo tece

Crédito:
Fabrício Maruxo

Tipo:
Fotografia

Universidades...

Dados da imagem Universidades...

Período:
Ano 2014

Local:
Brasil / São Paulo / Araras

Imagem de:
Simone Aparecida Ramalho

História:
Linhas que o tempo tece

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.