Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Natalia Theil
Por: Museu da Pessoa, 28 de julho de 2016

Lidando com a rotina

Esta história contém:

Lidando com a rotina

Vídeo

“Oi, eu sou a Natalia, tenho uma irmã gêmea e sou diabética”, eu utilizava muito essa frase na minha infância e na escola como um álibi para conseguir novos amigos.

Meu nome é Natalia Teil, eu nasci em São Paulo, no dia 29 de agosto de 1987. Minha mãe é mãe solteira e bem nova, ela engravidou novinha quando morava com os pais. Trabalhadora, maravilhosa, difícil, ela é bem difícil, mas é mãe né? Toda mãe tem aquele lado mais sério. Ela é bem ativa, adora sair, adora me ligar todo dia, gosta que eu vá visitar e gosta de vim na minha casa porque eu moro na Frei Caneca e ela gosta de uns barzinhos que tem na minha rua.

Eu tenho uma irmã gêmea que chama Priscila e teve uma época, na infância que a minha mãe vestia eu e minha irmã iguais e não tinha problema, mas depois que cresce, aí vai falando: “Não, mas a gente já é igual, você já tem o mesmo tênis, já tem as mesmas coisas” e começa a questionar o porque a gente teve sempre muitas coisas parecidas. Teve uma época que a gente andava tudo junto, dividia a roupa e teve a hora que começou a se separar, porque nós duas quisermos. A gente fazia tudo junto e aí, quando você vai crescendo, você fala: “Não quero mais, chega. Eu já vejo você todo dia, já durmo com você, praticamente”, porque a gente tinha um beliche, então a gente fazia muita coisa junta. Aí quando mudamos para a escola pública, lá pela quinta série, pedimos para ficar em salas separadas e a gente foi se separando, cada uma seguiu o caminho de uma personalidade. Eu brincava de Barbie com ela, mas eu também tive a época do Power Ranger, que ela não teve, ela não gostava do Power Ranger, então já foi daí que começou a se separar. Eu queria ficar jogando bola e ela não queria ficar jogando bola comigo. Quando começou a criar mais a personalidade, eu comecei a ter os meus brinquedos que eram totalmente diferentes. E depois, começou a acrescentar umas coisas novas...

Continuar leitura
Fechar

Minha infância com minha avó

Dados da imagem Foto de Natalia com a irmã gêmea Priscila e com a avó Leonor na casa delas de infância. A avó morava junto.

Período:
Ano 1989

Local:
Brasil / São Paulo

Imagem de:
Natalia Theil

História:
Lidando com a rotina

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
infância, avô, irmã gêmea

Foto de Natalia com a irmã gêmea Priscila e com a avó Leonor na casa delas de infância. A avó morava junto.

Minha irmã

Dados da imagem Foto de Natalia com a Irmã Priscilla na casa aonde cresceram.

Período:
Ano 1989

Local:
Brasil / São Paulo - Sp

Imagem de:
Natalia Theil

História:
Lidando com a rotina

Tipo:
Fotografia

Foto de Natalia com a Irmã Priscilla na casa aonde cresceram.

Primeiro ano

Dados da imagem Foto em comemoração do aniversário de 01 ano da Natalia e da irmã Priscilla. Na foto está a mãe Patrícia.

Período:
Ano 1988

Local:
Brasil / São Paulo - Sp

Imagem de:
Natalia Theil

História:
Lidando com a rotina

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
mãe, aniversário, irmã gêmea

Foto em comemoração do aniversário de 01 ano da Natalia e da irmã Priscilla. Na foto está a mãe Patrícia.

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 – Natalia, vamos começar com o seu nome completo, o local e a data do seu nascimento.

R – Natalia Teil, eu nasci em São Paulo, mesmo, aqui na capital, 29 de agosto de 87.

P/1 – Natalia, e o nome dos seus pais?

R – Minha mãe é mãe solteira, então não tenho registro de pai. Só tenho nome de mãe, então é Patrícia Teil.

P/1 – Fala um pouquinho da sua mãe, descreve ela pra gente, um pouquinho da sua relação com ela.

R – Hoje é um pouco mais distante porque eu moro sozinha já faz uns cinco anos, mas a minha mãe é bem nova, minha mãe fez 50 anos na semana passada, minha mãe engravidou bem nova e morava com os pais e tinha um namorado, enfim, trabalhadora, maravilhosa, difícil, ela é bem difícil, mas é mãe, né? Toda mãe tem aquele lado mais sério, mais cobrança, ela é super ativa, ela adora sair, ela adora ligar todo dia, ela gosta que eu vá visitar, gosta de vim na minha casa, porque eu moro na Frei Caneca, ela gosta de uns barzinhos que tem na Frei Caneca e por aí vai…

P/1 – Você tem irmãs, irmãos?

R – Eu tenho uma irmã gêmea.

P/1 – Nossa, que interessante! Fala o nome dela.

R – Ela chama Priscila.

P/1 – Natalia, e como é que foi a infância de vocês, ainda mais tendo uma irmã gêmea? Conta um pouquinho, o quê que você se lembra daquele período? Suas primeiras lembranças.

R – Tinha vezes que a gente brigava porque, tinha uma época que a minha mãe vestia a gente igual e aí, não tinha problema, mas depois que cresce, aí vai falando: “Não, mas a gente já é igual, você já tem o mesmo tênis, já tem o mesmo coiso, e aí, você vai lá e coloca a mesma borrachinha no aparelho”, porque a gente teve sempre muitas coisas parecidas, por exemplo, a gente usa óculos, a gente tem o grau parecido, o grau só inverte o lado. Quando a gente pôs o aparelho, as duas colocaram, então teve tudo isso, sabe, e aí, teve uma época que a gente andava tudo junto, dividia a roupa e tal e teve...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios