Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Mirna Silva Gleich
Por: Museu da Pessoa, 27 de agosto de 2008

Ler com prazer

Esta história contém:

Ler com prazer

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Memória da Literatura Infanto Juvenil 2008

Entrevistada por Thiago Majolo

Depoimento de Mirna Pinsky

São Paulo 27/08/2008

Realização Museu da Pessoa

Depoimento MLIJ_HV024

Transcrito por Denise Yonamine

Revisado por Fernanda Regina

P/1 – Então Mirna pra gente começar o papo queria que você falasse o nome completo, o local e a data de nascimento pra gente?

R – Nome completo civil?

P/1 – Pode ser.

R – Meu nome é Mirna Silva Gleich, e Mirna Pinsky é o nome que eu adotei. Quando eu comecei a escrever eu era casada e eu tinha o nome do meu marido, ex marido, então ficou grife.

P/1 – O local e a data de nascimento?

R – Eu nasci em São Paulo em 1943, no bairro de Pinheiros e até hoje moro em Pinheiros. Já mudei pra Assis, eu passei no interior e moro em São Paulo e voltei em 1967, 1968, por aí.

P/1 – Conta um pouco assim o nome dos seus pais, o que eles faziam, onde eles nasceram, conta um pouco da história deles pra gente.

R – Meu pai é um cientista, meu pai era um químico, nasceu em Viena, na Áustria e veio fugindo do nazismo. Nós somos uma família judia, ele veio em 1939. Aqui ele não conseguiu, ele não entrou, ele não foi pra pesquisa de ciência, ele foi trabalhar em laboratório, não em pesquisa e acabou ficando, se dedicando a outros tipos de trabalho, mas ele chegou a ser doutor por Heidelberg. Então a gente tem muito orgulho porque ele, realmente, ia fazer uma grande carreira e infelizmente ele teve que fazer outra opção. A minha mãe é nascida no Brasil, filha de judeus russos, ela nasceu em 1914. A minha mãe é professora primária e foi uma ótima professora. Eu hoje em dia me dedico a trabalhar com escolas, fazendo trabalhos de alfabetização e ela me conta coisas que realmente é uma dedicação que eu gostaria de ver por aí. Muito legal a experiência dela. Ela trabalhava, e eu quando era pequena ficava em casa com empregada, uma parte do tempo. Desde pequena eu morei ali em Pinheiros, na Rua Artur...

Continuar leitura

Título: Ler com prazer

Data: 27 de agosto de 2008

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Mirna Silva Gleich
Entrevistador: Thiago Majolo
Revisor: Denise Yonamine
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios