Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa,

Lauro e o Mercado

Esta história contém:

Lauro e o Mercado

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Eu sou Lauro Gilberto Pereira, nascido em São José dos Campos mesmo, 7 de julho de 1936. FAMÍLIA Meu pai é Antônio Sebastião Pereira; minha mãe, Maria Faquini Pereira, ambos falecidos. Talvez meu avô paterno, Benedito Pereira, e a mãe Aurora Maria Pereira. Da minha mãe, o avô talvez, não sei se é Benedito Faquini e chamava Maria Faquini também a mãe da minha mãe. Não estou bem certo, mas deve ser isso. Meu pai e minha mãe são nascidos em São José dos Campos. Os meus avôs, uns vieram da Itália e outros de Portugal. Só sei que eu tenho uns parentes tanto em Portugal como na Itália, ainda existe Pereira e existe Faquini também. Conheci uma avó, mãe da minha mãe, só. Porque os pais do meu pai faleceram quando ele era pequeno, meu pai ainda era pequeno, meus pais mesmo quase não conheceram eles, então não houve a possibilidade de eu conhecer. Meu pai, quando eu me senti por gente, tinha uma torrefação de café na rua Siqueira Campos. Torrefação de Café Aurora. Muitos anos ele militou nesse café. Só tinha duas torrefações de café em São José dos Campos: Torrefação de Café Aurora, e tinha a Café Bandeirantes, que era de um conhecido nosso. Depois ele vendeu essa torrefação de café e comprou o Bar Quinze, era um bar grande na rua Quinze de Novembro, um bar de muito movimento. EDUCAÇÃO Eu não quis estudar, não gostava de estudar. Tirei diploma do quarto ano. E aí já comecei a trabalhar numa carpintaria, noutra, assim. E aí meu pai resolveu fazer essa mercearia no Mercado Municipal, que estou até hoje, desde 9 de janeiro de 1950. Antigamente era o Grupo Escolar, então estudei até o quarto ano, tirei diploma, não quis mais. Minha paixão - parece impossível - mas era ficar atrás de um balcão. Estudei no Grupo Escolar Olímpio Catão. FAMÍLIA Minha mãe - eu lembro direitinho, como se fosse hoje - ela pesava o café. Hoje tudo é maquinário, mas...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 - Boa tarde, Seu Lauro.

R - Boa tarde.

P/1 - Primeiro a gente vai começar, eu gostaria que o senhor falasse o seu nome, local e data de nascimento.

R - Eu sou Lauro Gilberto Pereira, nascido em São José dos Campos mesmo, 7 / 7 /1936.

P/1 - Seu Lauro, o nome dos seus pais?

R - Meu pai é Antônio Sebastião Pereira, minha mãe, Maria Faquini Pereira, ambos falecidos.

P/1 - O nome dos seus avós maternos?

R - Olha, parece mentira, viu? Talvez meu avô paterno, Benedito Pereira e a mãe Aurora Maria Pereira. Da minha mãe, o avô, talvez, não sei se é Benedito Faquini, e chamava Maria Faquini também a mãe da minha mãe. Não estou bem certo, mas deve ser isto.

P/1 - Eles todos são daqui da região mesmo?

R - Mau pai e minha mãe são nascidos em São José dos Campos. Os meus avôs, uns vieram da Itália e outro de Portugal.

P/1 - O senhor sabe em que época, mais ou menos, eles chegaram?

R - Não, não sei, não sei. Eu só sei que o meu pai e a minha mãe foi nascido aqui em São José dos Campos.

P/1 - E sabe se eles vieram direto para São José?

R - Não sei também, eu nunca procurei saber direito isso daí. Só sei que eu tenho uns parentes tanto em Portugal como na Itália, ainda existe Pereira e existe Faquini também.

P/1 - O senhor conheceu seus avós?

R - Conheci uma vó, mãe da minha mãe, só. Porque os pais do meu pai faleceram quando ele era pequeno, meu pai ainda era pequeno, compreende, então, meus pais mesmo quase não conheceram eles, então não houve a possibilidade de eu conhecer.

P/1 - E os seus pais, qual atividade profissional eles exerciam?

R - É, meu pai, geralmente, quando eu me senti por gente, ele tinha uma torrefação de café na Rua Siqueira Campos. Torrefação de Café Aurora. Muitos anos ele militou nesse café. Só tinha duas torrefação de café em são José dos Campos. Torrefação de Café Aurora, e tinha Café Bandeirantes, que era de um conhecido nosso. Depois ele vendeu essa torrefação de...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.