Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

Escola municipal João Pedro da Fonseca Professora: Miraneide Alves Arnaldo Depoente: Josefa Pereira da Fonseca - 9 º ano Josefa-Zefinha

CAP. I JOÃO- DE- BARRO HUMANO

Nossa história começa com uma visita à bela senhora Josefa. De sorriso aberto, gestos comedidos, pele bronzeada cor chocolate ao leite, logo se prontifica a nos contar um pouco sobre sua vida. Josefa de batismo; Zefinha para os muitos amigos. Logo às primeiras perguntas seus olhos lindamente azuis, guardados por detrás dos óculos, vez em quando levantados com uma das mãos, se dispersam no horizonte como se levados para um passado há muito distante. De repente, nos aparece uma menina esperta: -Eu sou obediente aos meus pais. Nascida e criada na comunidade Piripiri, zona rural de Bom Jesus, Piauí, onde mora até hoje, começa a nos descrever com um sorriso e olhar nostálgicos a casa onde morava com o pai João Pedro, a mãe Maria e seis irmãos; Cesarina, Diógenes, Manoel, Júlio, Paulo e Narcísio. A casa era cercada por árvores e construída em cima do um morro de onde se avistava todos os dias uma imensa lagoa e pessoas trabalhando ou buscando água no brejo com cabaças e latas na cabeça. Quando estava quase “truvando’’ era só olhar de lá de cima para ver um lindo pôr-do-sol que deixava o céu vermelho-alaranjado. Era uma casa grande, humilde, de taipa feita com varas cortadas na mata próxima. Depois de fincadas no chão sobre a planta da casa, eram cobertas por barro amassado. Um trabalho de João-de-barro humano: cansativo e demorado. O telhado todo coberto por palhas de buriti cortadas no brejo. Ruim era quando chovia. Chuva de vento então! Se eram muito fortes, levavam algumas palhas da casa e encharcava todas as coisas. Não que tivesse muita coisa, somente alguns utensílios de cozinha, tamboretes com forro de couro de boi, fogão de barro. Após o vento se acalmar e a chuva passar, a mãe dela limpava tudo com sua irmã Cesarina. No dia seguinte, bem...

Continuar leitura
Palavras-chave: piauí, memória local, bom jesus, chs
fechar

Projeto Memória Local na Escola - Bom Jesus e Currais, 2015

período: Ano 2015
local: Brasil / Piauí / Bom Jesus
tipo: Fotografia

Projeto Memória Local na Escola - Bom Jesus e Currais, 2015

período: Ano 2015
local: Brasil / Piauí / Bom Jesus
tipo: Fotografia

Projeto Memória Local na Escola - Bom Jesus e Currais, 2015

período: Ano 2015
local: Brasil / Piauí / Bom Jesus
tipo: Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios