Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

Um pouco de cada um

Joaquim Pereira de Castro tem história para contar, rodou por muitos lugares até em Correntinho ficar. Casou-se duas vezes. Do primeiro casamento, seis filhos queridos, mas também a triste perda da esposa. Viúvo, depois emparelhou-se pela segunda vez, e mais dois vieram ao mundo. Foi pescador, caçador, fazedor de jacá de taboca, “cuié” de pau, tirou borracha da maniçoba, trabalhou muito para sustentar toda a próxima geração. Suas andanças levaram-no a Correntinho, e logo abraçou e foi abraçado pela comunidade. Joaquim prosperou e junto com ele o povoado, trata-se de um exemplo de quem corre atrás de melhorias para a região. Quem sabe com um pouco de cada um?

Trabalhou como voluntário nos anos 50, na construção da Igreja Bom Jesus da Lapa, e lutou pelo colégio inaugurado com o nome Grupo Escolar de Currais, posteriormente chamado de Unidade Escolar de Currais. Mais tarde ajudou a comunidade a conseguir o Ensino Fundamental II, uma das reinvindicações de Correntinho.

Palavras-chave: piauí, memória local, chs, currais
fechar

Projeto Memória Local na Escola - Bom Jesus e Currais, 2015

período: Ano 2015
local: Brasil / Piauí / Currais
tipo: Fotografia

Projeto Memória Local na Escola - Bom Jesus e Currais, 2015

período: Ano 2015
local: Brasil / Piauí / Currais
tipo: Fotografia

Projeto Memória Local na Escola - Bom Jesus e Currais, 2015

período: Ano 2015
local: Brasil / Piauí / Currais
tipo: Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios