Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

Escola Municipal Marcos Julio Gruta Bela, 18 setembro de 2015 Professoras: Ana Claudia, Danúbia e Ozilene Texto Coletivo com alunos do 7º ao 9º ano O Pão do seu João

Há muitos anos seu João Benicio mora no povoado Gruta Bela, município de Bom Jesus-PI, um homem do campo que desde criança já trabalhava na roça para ajudar sua família, pois já passou por algumas necessidades como uma casa boa para morar, transporte, escola, saúde, água encanada, trabalho fixo e até falta de energia elétrica. Naquela época ter tudo isso era um grande privilegio que infelizmente seu João não tinha. Sua casa era muito simples com paredes de barro e coberta com palha de coco ou buriti. Quando estava se aproximando do período das chuvas era comum reunir os amigos para trocar as palhas velhas das casas, pois ninguém queria ficar em baixo de uma casa cheia de goteira. Naquela época como não tinha água encanada em casa, as pessoas daquela comunidade já sofreram muito com a falta desse bem tão precioso, até mesmo para conseguir água para beber e cozinhar os alimentos tinha que se deslocar até o riacho ou outras fontes distantes para pegar e carregar os potes de água na cabeça. Nos dias de feiras para se deslocar do povoado até a cidade de Bom Jesus, o percurso era feito a pé, a cavalo ou a jumento com carroça para levar os mantimentos. Seu João foi criado pelos seus avôs, pois seu pai morreu quando ainda era criança. Ele estudou ate a 4ª serie do Ensino Fundamental, onde aprendeu a ler e a escrever. Nos finais de semana a criançada se reunia para brincar, a brincadeira preferida era andar de cavalo de pau, cada criança fazia o seu cavalo e não esquecia por nada.

Desde muito cedo começou a trabalhar como professor e diz que sente muito orgulho de ter sido um professor, pois ensinou muitas crianças a ler e a escrever. Sua escola era simples, às vezes faltava caderno ou lápis, mesmo assim seu João não faltava vontade de ensinar. Ele...

Continuar leitura
Palavras-chave: piauí, memória local, bom jesus, chs
fechar

Projeto Memória Local na Escola - Bom Jesus e Currais, 2015

período: Ano 2015
local: Brasil / Piauí / Bom Jesus
tipo: Fotografia

Projeto Memória Local na Escola - Bom Jesus e Currais, 2015

período: Ano 2015
local: Brasil / Piauí / Bom Jesus
tipo: Fotografia

Projeto Memória Local na Escola - Bom Jesus e Currais, 2015

período: Ano 2015
local: Brasil / Piauí / Bom Jesus
tipo: Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios