Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Euclides Carli
Por: Museu da Pessoa, 15 de abril de 2016

Italianos e Espanhóis

Esta história contém:

Italianos e Espanhóis

Vídeo

Meu nome é Euclides Carli, eu nasci na cidade de Muzambinho, estado de Minas Gerais, em 1923. Em 1941, eu era especialista em máquina de contabilidade elétrica, que naquele tempo era uma novidade fantástica e fui trabalhar numa das firmas lá da Rua Santa Rosa, de José Facciolla. Eu não entendia de contabilidade mas eu conseguia fazer a máquina elétrica funcionar, depois vinha tudo em voucher, e eu traduzia, mas não é que eu sabia, mas depois eu fiz o curso de contador pra poder ficar explorando mais o negócio, né, foi isso. Ali eu tinha 18, 19 anos.

José Facciolla, cresceu baseado naqueles italianos, portugueses e espanhóis que vieram, principalmente italianos, como imigrantes, e não tinham instrução nenhuma, mas de vez em quando aparecia alguém interessado e progredia, então o José Facciolla era um deles. Eu quero que você entenda a Rua Santa Rosa como o comércio cerealista da região vizinha do mercado, da Rua Paula Souza, da Cantareira, tudo, é um bloco, o bloco que hoje vai ser homenageado pelo SESC através de uma grande construção que vai ser feita ali, né? Muito bem, você pode calcular que desde 1930, mais ou menos, até 1960, a Rua Santa Rosa, considerando esse conjunto, ditava o mercado nacional brasileiro de cereais e alimentos, então ele conseguia concentrar aqui na capital as produções do sul, as produções do norte e a produção local, então era de uma importância fantástica. O comércio era feito assim, os grandes atacadistas compravam nas regiões produtoras volumes grandes de mercadoria, volume grande que a gente diz eram vagões, porque naquele tempo, na maior parte do tempo, não tinha ainda caminhões ou frotas. Chegava tudo ou via Central do Brasil ou via Santos, aqui pela, mercadorias vindas do sul, ou então vinham do norte, através dos navios costeiros, mas a concentração era aqui, então havia uma grande estocagem de mercadorias, eu tô falando de cereais, arroz, feijão,...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P/1 – Pra registrar, o senhor só fala o nome completo, o local e data de nascimento. Pode falar pra mim?

R – Euclides Carli, diretor da federação, conselheiro do SESC e também diretor da Confederação Nacional do Comércio e também presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Frutas e diretor também desse sindicato.

P/1 – O senhor nasceu aonde?

R – Eu nasci na cidade de Muzambinho, estado de Minas Gerais, em 1923.

P/1 – Então essa parte a gente vai pular e vai chegar na Santa Rosa. O senhor conheceu a Santa Rosa como e quando?

R – Em 1941, eu era especialista em máquina de contabilidade elétrica, que naquele tempo era uma novidade fantástica, não, e uma das firmas lá da Rua Santa Rosa, José Facciolla, saudosa memória, um grande, depois eu quero falar dele, precisava de um técnico. Então eu fui pra lá pra, porque eu era mais, eu estava fazendo o curso pré-engenharia, eu estava querendo ser engenheiro, mas acabei ficando na Rua Santa Rosa, comercializando a minha vida e nunca mais saí de lá, foi lá que aprendi a ganhar dinheiro, né? Então foi isso, então 1941.

P/1 – O senhor só fazia contabilidade da firma nessa época?

R – Não, eu não entendia de contabilidade, eu era, eu conseguia fazer a máquina elétrica funcionar, depois vinha tudo em voucher, eu traduzia, mas não é que eu sabia, mas depois eu fiz o curso de contador pra poder ficar explorando mais o negócio, né, foi isso.

P/1 – O senhor tinha quantos anos quando começou a trabalhar na Santa Rosa?

R – Dezoito, 19, 18 ou 19 anos, mais ou menos.

P/1 – Qual que era a firma do Facciolla?

R – É José Facciolla, depois ele mudou, eu até vou falar sobre ele pra você, se você puder encaixar no livro, né, é uma homenagem que se faria, porque o nosso setor tem umas características interessantes. Geralmente ele cresceu baseado naqueles italianos, portugueses e espanhóis que vieram, principalmente italianos, vieram como imigrantes, e não...

Continuar leitura

Título: Italianos e Espanhóis

Data: 15 de abril de 2016

Local de produção: Brasil / São Paulo

Personagem: Euclides Carli
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios