Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Krikor Tcherkesian
Por: Museu da Pessoa, 29 de outubro de 1994

Inovação total, só na Ducal

Esta história contém:

Inovação total, só na Ducal
fechar

A benção do Papa

Krikor Tcherkesian foi realizar uma semana cultural brasileira em Roma e, sendo chefe da delegação, foi convidado a conhecer o Papa João Paulo II.

local: Vaticano
imagem de: Krikor Tcherkesian
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Festa importante

Krikor Tcherkesian e a esposa Clarice na festa de aniversário do amigo Ciro Batelle.

local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Krikor Tcherkesian
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Mochilão da amizade

Krikor, junto aos amigos Varujan e Zorab, em um passeio pelos Andes quando viajaram de carro saindo de Valparaíso, no Chile, com destino a Mendoza, na Argentina.

período: Ano 1972
local: Argentina / Mendoza
imagem de: Krikor Tcherkesian
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Natal de placa na Ducal

Fachada da Ducal, loja de roupas de propriedade de Krikor Tcherkesian, durante campanha intitulada "Natal de placa na Ducal".

período: Ano 1974
local: Brasil / São Paulo / São Paulo - Sp
imagem de: Krikor Tcherkesian
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Liquidação total

Nos dias de liquidação total, a seção que mais vendia na loja de roupas Ducal era a de ternos. O local ficava completamente bagunçado ao fim do dia.

período: Ano 1976
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Krikor Tcherkesian
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Depoimento de Krikor Tcherkesian

Entrevistado por Roney Cytrynowicz e Márcia Ruiz

Estúdio da Oficina Cultural Oswald de Andrade

São Paulo, 29 de outubro de 1994

Transcrita por Marina D'Andréa

P- Senhor Krikor, inicialmente a gente gostaria que o senhor dissesse seu nome, data e local de nascimento.

R - Meu nome é Krikor Tcherkesian, nasci em 1º de maio de 1938, São Paulo, descendente de armênios.

P - E o nome e local de nascimento dos seus pais?

R - Meu pai era Pedro Tcherkesian, minha mãe Anike Tcherkesian, ambos de Adana, hoje Turquia, também descendentes de armênios.

P - E que atividade que eles tinham?

R - Meu pai veio para o Brasil numa contingência especial, porque ele, a irmã dele, que tinha 14 anos, estava se casando com um rapaz, lá no Líbano, e ele estava mudando para o Brasil. E aí, como a família não permitia que ela viesse sozinha para o Brasil, com 14 anos, então meu pai foi determinado a vim com ela para a tomar conta dela. E, assim, meu pai veio para o Brasil acompanhando a irmã que estava se casando. Ele veio com nove anos de idade, primeiro tiveram que descer em Pernambuco, em Pernambuco não gostaram do local, e através de contatos eles descobriram que o local ideal, onde havia muita gente descendente de árabe e alguns armênios, era São Paulo, então eles, através de muito esforço, conseguiram chegar em São Paulo e aí eles se estabeleceram. Inicialmente ele trabalhava com, de empregado numa fábrica de sapato, na Rua Barão Duprat, perto da Rua Vinte e Cinco de Março, e depois, com alguns amigos, eles abriram uma fábrica de sapato, e essa fábrica de sapato prosperou muito, mas em 1932, com a Revolução Constitucionalista, eles tiveram problemas e tiveram que encerrar a atividade da fábrica.

P - O que é que aconteceu?

R- Com a Revolução de 32, a economia paulistana, paulista, sofreu um, deve ter sofrido uma grave crise, então, em decorrência disso, a indústria de calçados, ou todas indústrias em...

Continuar leitura

Título: Inovação total, só na Ducal

Data: 29 de outubro de 1994

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Krikor Tcherkesian
Entrevistador: Roney Cytrynowicz
Transcritor: Marina D'Andrea
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios