Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 29 de outubro de 1994

Inovação em calçados

Esta história contém:

Inovação em calçados
fechar

A matriarca

Família de Consolato reunida na casa da filha Dirce durante o Dia das Mães.

período: Ano 1989
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

O batismo dos sapatos

Consolato mostra diferentes modelos de sapatos em sua loja na Praça da República. Ele batizava os produtos com nomes como 1800, Aristorres, Mamãe etc.

período: Ano 1978
local: Brasil / São Paulo / São Paulo - Sp
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
Depoimento de Consolato LaganáEntrevistado por Manuel Manrique e Ana Paula SoaresEstúdio da Oficina Cultural Oswald de AndradeSão Paulo, 26 de outubro de 1994.Transcrita por Teresa FurtadoP - Senhor Consolato, a gente gostaria de saber, começar com o nome do senhor, o local e a data de nascimento do senhor. R - Eu me chamo Consolato Laganá, nasci num lugarejo pequeno, que tinha mais ou menos mil habitantes; nasci em 23 de fevereiro de 1904. O lugar era muito pequeno, mas... era que nem Campos do Jordão aqui, um lugar alto, um lugar muito saudável. Mas era muito longe do mar, não tinha trem, não tinha naquele tempo não tinha automóvel não tinha nada. A gente vivia uma vida, uma vida calminha, calminha que era uma maravilha A criança não tinha perigo nenhum, ficava na rua brincando, ficava, não tinha perigo porque não tinha automóvel não tinha nada. Então tinha... P - ...em que país que... R - Na Decollatura, província de Catanzaro. Eu vou contar um caso interessante agora. Eu era criança, devia ter uns seis anos mais ou menos, estava na beira da estrada, colhendo violeta; então, a estrada é... tem um lugar na estrada, ouvi um barulho nessa estrada aí, um barulho muito forte, "mas que aconteceu, nunca, nunca ouvi esse barulho aí, um lugar sossegado." Eu peguei e fui indo para casa. Quando chego perto da minha casa, passou um automóvel, fiquei tão assustado, nossa senhora, até agora É, é... era um automóvel, mas eu nunca tinha visto automóvel, me assustei (riso) Que até agora acho que estou assustado. Um caso muito interessante, não? P - São as lembranças mais fortes da sua infância? R - É, lembrança forte, era pequeno mas, lembrança muito forte, é. P - Como é que chamavam seus pais? R - Meu pai chama-se Consolato Laganá e minha mãe chama-se Teresa Laganá. P - E seus avós? R - Meus avós era Fortunato e... Francesca, Francisquina; Francesca chamava. P - O senhor tinha irmãos, tem irmãos? R - Eu tinha, éramos nove... Continuar leitura

Título: Inovação em calçados

Data: 29 de outubro de 1994

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Entrevistador: Manuel Manrique
Transcritor: Teresa Furtado
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios