Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

Imigrantes portugueses: a história de Deolinda Domingues

Esta história contém:

O nome da minha avó é Deolinda Domingues, ela veio para o Brasil em 1932. Essa história começa pelo pai Del. Ele morava em Portugal. Quando se casou planejava ter muitos filhos, mas com as condições financeiras isso não era possível, então ele decidiu vir para o Brasil para ganhar um pouco mais de dinheiro. Só tinha um problema, ele teria que abandonar a mulher, pois ela estava grávida e não tinha condições para viajar. Depois de ter conseguido o dinheiro que precisava, voltou para Portugal, quando chegou, ele teve uma grande surpresa, sua filha havia nascido. E para dar uma boa vida a filha voltava toda hora para Portugal. Ele teve cinco filhos no total. Hoje, em 2005, só três deles estão vivos: minha avó e meus tios. Quando minha avó ficou mais velha fez a mesma coisa que o pai, foi para o Brasil, mas depois voltava sempre para Portugal. Ela teve dois filhos, meu pai e minha madrinha, o pai deles se chama José Domingues. Quando meu pai completou 11 anos, eles vieram para o Brasil, a minha avó, meu avô, meu pai e minha Madrinha. E até hoje estão aqui firmes e fortes trabalhando em São Paulo. Os costumes da minha avó eram todos portugueses. Minha avó hoje tem 73 anos e veio para o Brasil com 31 anos. O Brasil dos tempos dos meus avós O período entre 1889 e 1930 é chamado pelos historiadores de República Velha, que foi dividida em República da Espada, de 1889 a 1884, e República Oligárquica ou das Oligarquias ou, ainda, dos Coronéis, de 1884 a 1930. Na República da Espada, os que comandavam eram os marechais Deodoro e Floriano. E da Oligarquia, um deles foi o Washington Luís que governou o Brasil de 1926 a 1930. Os portugueses começaram a imigrar para o Brasil, por motivos que o Brasil estava rico, minas de ouro foram descobertas e começou a busca. Mais tarde, durante 1860 a 1930, começou a imigrar portugueses para trabalharem no cultivo de café. Os imigrantes ajudaram como dizem os historiadores “A construir uma nova...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios