Maria de Jesus Lúcio
Maria de Jesus Lúcio nasceu em 12 de maio de 1955.
Sua história começa por seu nome. Quando seu pai foi ao cartório, ele se confundiu e trocou o nome de Maria Aparecida Lúcio por Maria de Jesus Lúcio. Mas no dia do seu batizado o padre falou que todos poderiam chamá-la de Aparecida. Quando foi para a escola passou a ser chamada por todos de Maria de Jesus porque era o que estava escrito na certidão de nascimento. Maria se casou, e no cartório o seu nome foi trocado para Maria Lúcio Machado, e depois quando descasou voltou a ser Maria de Jesus Lúcio.
Não conhece a origem de sua família, mas não se esquece de que seu pai era um homem bom e trabalhador. Sua casa era velha e dividida ao meio, uma parte era dos seus avós e a outra de seu pai. Aos domingos a família se reunia para o almoço.
Sua primeira escola foi no centro de Capivari, a Escola Básica Teresa Martins Brito, que para ela era uma grande escola. Os professores eram bons, acha que todos eles foram importantes na sua vida, mas apenas tem lembrança da professora da 3ª série, Miriam.
Ainda lembra que quando era criança, na Ilhotinha não moravam muitas pessoas, e hoje teve uma evolução. Também se recorda de pessoas importantes que viviam lá, Seu Vitório Marcon, Seu Guerino, Seu Chico-Sem-Perna e o Seu Ziza. E de como era marcante ver os trens que passavam por Capivari de Baixo.
Começou a trabalhar como faxineira, depois estudou e se formou como professora de Matemática. Hoje é aposentada. Maria gostou bastante de contar sua história e de ser lembrada nesse dia. Um dia muito especial que ficará guardado junto de nossas lembranças.
Excerto editado a partir do texto coletivo dos alunos do 5º ano, professora Alba Maria Rosa, Escola Municipal de Educação Básica Vitório Marcon.