Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Gerson Luiz de Angelo
Por: Museu da Pessoa,

Hotel Fenícia: referência em Bauru e região!

Esta história contém:

Hotel Fenícia: referência em Bauru e região!

Vídeo

Sou Gerson Luis de Ângelo, e meu nascimento é 24 de julho de 1954, em Pirajuí. Os meus bisavós vieram da Itália. Eles passaram pela nossa região: Bauru, Jaú, mas se fixaram em Pirajuí. Lá, basicamente, eles compraram terras, eram agricultores. Inclusive eu nasci numa colônia de italianos lá em Pirajuí, na Estiva. Mas logo eles foram pra cidade. Aí meu pai se tornou um comerciante do ramo de móveis em Pirajuí.

A minha infância foi basicamente aquela antiga, na época em que nós podíamos sair de bicicleta, andar à vontade. Andava muito no mato, ia pescar muito, nadávamos em cachoeira. Saíamos do serviço às três da tarde, e quatro horas da tarde estava nadando em cachoeira, coisas que hoje não se faz. Todo domingo eu andava muito de bicicleta, ia longe, em fazendas, pra procurar rios com lugares pra pescar. A nossa vida era essa, muita movimentação, muita atividade física, muita diversão, muita natureza. Comíamos nos pés, né? Subíamos nos pés pra comer, pra chupar manga e passávamos muito tempo em cima de árvores, era uma diversão.

Mas também trabalhamos muito dentro da marcenaria, no começo ajudando meu pai, até ele abrir mesmo a porta dos negócios. Ele era muito comunicativo, conhecia muita gente, e o negócio, em dois, três meses, já explodiu. E até hoje, graças a Deus, vai muito bem lá em Pirajuí.

E nós também íamos pra escola com muito prazer. Sentávamos cada um na sua carteira, todo mundo uniformizado igualzinho, ninguém com uma calça jeans diferente – isso não tinha. A disciplina era muito grande, o ensino era puxado, era forte, mas ainda era no tempo em que não existia nem caneta esferográfica. Nós usávamos aquela caneta tinteiro, tinha que levar um vidro de tinta pra escola, molhar, encher a borrachinha da caneta Parker, né? Depois, escrever com um mata-borrão.

Mas depois eu me casei, fui pra Campinas por uma necessidade de emprego, de ganhar...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio 2020-2021 – Módulo Bauru

Entrevista de Gerson Luís de Ângelo – Hotel Fenícia

Entrevistado por Luís Paulo Domingues e Guilherme Dias Foganholo

Bauru, 29 de janeiro de 2021

Entrevista MC_HV010

Transcrito por Selma Paiva

P/1- Bom, senhor Gerson, pra começar eu gostaria que o senhor dissesse o seu nome completo, pra ficar registrado pelo senhor aqui, a data de nascimento e o local de nascimento.

R- É Gerson Luis de Ângelo. Nascimento, vinte e quatro de julho de 1954, em Pirajuí.

P/1- Legal. E qual o nome do seu pai e da sua mãe?

R- O meu pai, Élson de Ângelo. A minha mãe, Jorgina Bernardinelli de Ângelo.

P/1- E os seus avós, o senhor conheceu? O senhor lembra do nome deles?

R- Conheci. Luis de Ângelo. E a minha avó... o meu avô do Paraná é Antonio. Antonio Bernardinelli. Me lembro bem deles. Da minha avó materna, paterna, eu já não conheci. Eu era muito pequeno quando ela se foi.

P/1- E o senhor tem irmãos?

R- Tenho. Tenho três irmãos. Quatro comigo.

P/1- O primeiro nome deles, se o senhor lembrar.

R- Álvaro, Janete e Edna.

P/1- Legal. E o senhor nasceu em Pirajuí, né?

R- Exato.

P/1- E o que o senhor sabe da origem da sua família? Eles vieram imigrantes de outros países? Como foi?

R- A minha família é original da Itália. Os meus bisavós vieram da Itália. Eles passaram pela região aqui, Bauru, Jaú, mas se fixaram em Pirajuí. Lá, basicamente, eles compraram terras, eram agricultores. Inclusive, eu nasci numa colônia de italianos lá em Pirajuí, na Estiva. E logo eles foram pra cidade. E meu pai virou, lá em Pirajuí, um comerciante do ramo de móveis. E até hoje já ______ (3:25) irmãos, um bom negócio lá na cidade. E eu naquela época de 1965 ou 1970, nós saíamos pros centros maiores, pra procurar oportunidade de emprego. Então, eu fui pra Campinas, fiquei lá muito tempo. E depois voltei pra Bauru.

P/1- Quer dizer que o senhor nasceu na Estiva? No distrito, né?

R- Exato. Estiva....

Continuar leitura

Título: Hotel Fenícia: referência em Bauru e região!

Local de produção: Brasil / Bauru

Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Gerson Luiz de Angelo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios