Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa,

Hotel Fazenda

Esta história contém:

Hotel Fazenda

Vídeo

IDENTIFICAÇÃO Meu nome é Fábio Augusto Vieira de Almeida. Eu nasci na cidade de Cachoeira Paulista, no Vale, no dia 19 de agosto de 1969. FAMÍLIA O nome do meu pai é Francisco de Assis Almeida e o da minha mãe é Cleide Maria Vieira de Almeida. Recordo de todos os meus avós. Por parte de pai é Francisco Ribeiro de Almeida e Eleonor Pires de Almeida. Materno, seria Laurinda Fernandes e Antônio Vieira. Eram, a parte dos dois lados, todos fazendeiros, mineiros. Vieram para a cidade de Cachoeira Paulista, por parte de mãe, e por parte de pai, aqui para esta fazenda. São brasileiros. O bisavô materno era português, os pais da minha avó materna eram portugueses e vieram para o Brasil por volta de 1890, uma coisa assim. Estabeleceram-se em São Paulo, ali na Mooca. Tem muito Fernandes ali, que é por parte da minha avó materna e o meu avô materno - ele sim é de Minas, da região de Heliodora, que é sul de Minas. E os meus avós por parte de pai, uma coisa até engraçada: eles são primos de primeiro grau. O meu bisavô aqui, que comprou esta fazenda em 1920 - por parte de pai -, também era primo da minha bisavó de primeiro grau. Então, a família toda de mineiro. Esta região é dominada por mineiros. Os mineiros vieram para cá por volta de 1920, o pessoal do sul de Minas. Em todo o Vale, a maioria, é descendente de mineiro. MIGRAÇÃO Meus avós vieram em busca de terras de fazenda. Já eram fazendeiros na região deles, houve uma venda... A terra aqui na área estava muito barata, oportunidade de negócio, e vieram para cá, vieram com os pais. O meu avô, por exemplo, por parte da minha mãe, veio com os pais dele, com a família - eram muitos irmãos - se estabeleceram aqui. Por parte de mãe, no caso, se estabeleceram de Cachoeira Paulista até São José dos Campos: a família Vieira é muito grande nessa região do Vale do Paraíba. CIDADES Bananal Na década de 20, a região sofria com a decadência do...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

P: Fábio, bom dia! Eu queria que a gente começasse a entrevista com você nos falando seu nome completo, local e data de nascimento.

R: Meu é Fábio Augusto Vieira de Almeida, eu nasci na cidade de Cachoeira Paulista, no Vale, no dia 19 de agosto de 1969.

P: E o nome de seus pais Fábio?

R: o nome do meu pai é Franscisco de Assis Almeida e o da minha mãe é Cleide Maria Vieira de Almeida.

P: E o nome de seus avós, você recorda?

R: Recordo de todos eles, por parte de pai é Francisco Ribeiro de Almeida e Eleonor Pires de Almeida. Materno seria Laurinda Fernandes e Antônio Vieira

P: E que faziam seus avós?

R: Bem, a parte dos dois lados são todos fazendeiros, mineiros, vieram para a cidade de Cachoeira Paulista, por parte de mãe e, por parte de pai, aqui para esta fazenda.

P: E eles _________ do Brasil?

R: São brasileiros.

P: Você sabe quem emigrou aqui da família?

R: Olha, por parte de bisavô materno, português, os pais da minha avó materna eram portugueses e vieram para o Brasil por volta de 1890, uma coisa assim.

P: E já se estabeleceram em Minas, então?

R: Se estabeleceram em São Paulo, ali na Móoca. Tem muito Fernandes ali que é por parte da minha avó materna e o meu avô materno, ele sim é de Minas, da região de Leodora que é sul de Minas. E os meus avós por parte de pai, uma coisa até engraçada, eles são primos de primeiro grau. O meu bisavô aqui que comprou _________ em 1920, por parte de pai, também era primo da minha bisavó de primeiro grau. Então, a família toda de mineiro. Esta região aqui, Cláudia, é uma região muito dominada por_______________ _________________________ (falha técnica) e como aqui não é longe mas também não é próximo da cidade, então, nós tivemos que desenvolver várias atividades aqui. Esta parte de lavanderia, hoje, se eu tivesse um hotel ou uma pousada na cidade, eu não teria dentro de meu hotel, faria fora, mas aqui é muito difícil, então nós temos tudo aqui, a...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.