Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Hope
Por: Rocinha, foco na cultura, 3 de maio de 2023

Hope: a arte do crochê como ferramenta cultural e política.

Esta história contém:

Hope: a arte do crochê como ferramenta cultural e política.

Vídeo

Iara Batista da Silva é artesã e doula, seu nome artístico é Hope, significa esperança. A jovem artista, de 22 anos, é cria da Rocinha, uma das maiores favelas da América Latina, localizada na Zona Sul do Rio de Janeiro. Mãe de uma bebê de 1 ano, ela nos contou sobre a sua proximidade com o crochê desde os 7 anos, idade em que teve o primeiro contato com a linha e agulha. O crochê entrou em sua vida, a partir de uma atividade de lazer que acontecia em uma igreja na parte baixa da Rocinha, esse contato se deu a partir de uma relação intergeracional que caracterizou a sua infância e a relação de troca de saberes com um grupo de idosas que foram as responsáveis por lhe apresentar a técnica do crochê. Relembrou a sua adolescência como um período caótico, porém importante para o seu reconhecimento como artesã. Idealizadora do “Project Hope”, a artista revela que a iniciativa de criar um projeto partiu do desejo de ensinar e multiplicar o conhecimento do crochê para outras pessoas. Com o crochê, desenvolve seus trabalhos por meio da produção de roupas e de panos de pratos com apoio da serigrafia como diferencial. Além disso, explicou como a sua estratégia de produção considera formas sustentáveis e matéria prima reciclada. O seu trabalho também se articula com ações coletivas da Rocinha e entorno, da produção cultural preta e LGBQIA+ na Cidade. Seu maior sonho é conquistar o seu próprio espaço para continuar ensinando outras pessoas a trabalharem com o crochê.

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios