Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa,

Hoje eu tenho endereço

Esta história contém:

Hoje eu tenho endereço

Vídeo

Meu nome é Maria dos Anjos Soares de Souza, nasci oito de julho de 1954, em Itambacuri, Minas Gerais.

Minha infância foi dura, né, que uma que a minha mãe tinha 15 filhos e lá tinha, hoje aqui eles falam FEBEM. Fala FEBEM não sei, lá era deixado as crianças numa casa assim, que as pessoas tomava conta dos pequenininho, né? Aí, era muito difícil mesmo, mil e trezentas crianças. Era fogo. Fui pra lá com seis meses e morei até os 18 anos, e os meus irmãos também.

Era assim, tomava banho, água fria, gelada, e fazia xixi, né? E depois comia mingau de aveia e era o que tinha, ou então fubá cozido. Era essas coisas. Doação das pessoas que davam, né? Tinha as donas que cuidavam dos pequenos, as mulheres caridosas, assim que falava. E aula pra conforme ia crescendo, tinha um morro enorme pra subir, pra ir pra escola. Morava lá e pra estudar ia pra outro lugar. Não era bem FEBEM que falava, era abrigo de menores. Então, aqui que fala em FEBEM.

A cidade era pequenininha, era uma saída só. Era pequeno. Todo mundo conhecia a vida de todo mundo, aquela coisa. Era isso.

Trabalhei também, em casa de família. Aí, até 18 tive que ficar, porque lá não tinha como ficar de maior. Aí, saí, aí fui trabalhar em casa de família. Limpava lá o chão, fazia faxina. E de lá, uma colega da minha mãe arrumou um colégio em Brasília. Maria Auxiliadora chamava o colégio. Aí, eu fiquei lá também por quase dois anos. Também já não aguentava mais ficar presa. Eu fui pra Brasília de ônibus, eu achei bonito, porque eu nunca tinha saído assim. Foi interessante, gostei demais! Nossa, muito bom. Coisa que nunca tinha visto assim na vida eu vi. Bonito mesmo. Foi, por aí, por dois anos. Que aí eu comecei a chorar muito, só presa ali também lá dentro. Era de freira, né? Aí, ela [minha mãe] foi e me tirou. Aí, fui de novo trabalhar em casa de família, aí fiquei. Mas era bom lá no colégio, que ensinava muitas coisas, a bordar, alguém queria ser...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Minha Casa, Minha Cara, Minha Vida - Cabine São Bernardo do Campo

Depoimento de Maria dos Anjos Soares de Souza

Entrevistada por Gisele Rocha e Nilza Rocha

São Bernardo do Campo, 08/03/2014.

Realização Museu da Pessoa.

ASP_CB004_Maria dos Anjos Soares de Souza

Transcrito por Iara Gobbo.

P/1 – Dona Maria, vou pedir pra senhora falar pra gente começar, o seu nome completo, sua data de nascimento e o local onde você nasceu.

R – Pra eu falar?

P/1 – Pode falar, tudo de novo.

R – Meu nome Maria dos Anjos Soares de Souza, nasci oito de julho de 1954.

P/1 – Em que cidade e que estado?

R – É Itambacuri, Minas Gerais.

P/1 – Então vamos começar por aí. Até quando você viveu em Minas Gerais?

R – Até os 18 anos.

P/1 – E pensando, voltando lá atrás, como que foi a infância lá na sua cidade?

R – Dura, né, que uma que a minha mãe tinha 15 filhos e lá tinha, hoje aqui eles falam FEBEM. Fala FEBEM não sei, lá era deixado as crianças numa casa assim, que as pessoas tomava conta dos pequenininho, né? Aí, era muito difícil mesmo, mil e trezentas crianças. Era fogo.

P/1 – Você chegou a morar um tempo na FEBEM?

R – Ô, e muito, até os 18!

P/1 – E seus irmãos também?

R – Os irmãos também.

P/1 – Como que era o dia a dia? Quando você acordava, o que que você fazia lá? Depois até a hora do almoço, depois à tarde?

R – Era assim, tomava banho, água fria, gelada, e fazia xixi, né? E depois comia mingau de aveia e era o que tinha, ou então fubá cozido. Era essas coisas. Doação das pessoas que davam, né?

P/1 – Tinha algum professor lá? Vocês tinham aulas?

R – Não. Aula... Tinha as donas que cuidavam dos pequenos, as mulheres caridosas, assim que falava. E aula pra conforme ia crescendo, tinha um morro enorme pra subir, pra ir pra escola.

P/1 – Ah, então saía. Na FEBEM dormia e comia?

R – Isso, morava lá.

P/1 – E morava e pra estudar ia pra outro lugar.

R – É. Não era bem...

Continuar leitura

Título: Hoje eu tenho endereço

Local de produção: São Bernardo Do Campo

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios