Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 9 de novembro de 2021

Hoje é dia de feira, amanhã de sindicato!

Esta história contém:

Vídeo

Meu nome é Milton Roberto Perozin. Sou natural de Cedral, município perto de São José do Rio Preto, cidade vizinha aqui. Nasci no dia 02 de maio de 1965. Meu pai se chama Minervino Perozin, e a minha mãe, Antônia Pontes Perozin. Conheci os meus avós: o pai do meu pai é Antônio Perozin, a mãe do meu pai era Joana Sanitar, a mãe da minha mãe, Ana Funchal Pontes, e o pai da minha mãe, Manoel Pontes Filho. Então, foi unindo os portugueses, italianos, essa mistura, e hoje saímos nós, graças a Deus. E eles eram agricultores. O meu avô veio para a cidade de Cedral, onde tem praça com o nome dele, da família, e os pais da minha mãe vieram pra Uchoa, que é outra cidade vizinha, onde são muito conhecidos também. Eles colhiam café e beneficiavam, porque aqui em Cedral tinha as máquinas que beneficiavam e tudo ia diretamente pra Santos, de onde era exportado. Foi uma época muito boa, porque eles conseguiram se tornar fazendeiros. Meus avós tinham adquirido terras de colonos e passaram a ser fazendeiros.

Quanto a meu pai, eles também trabalha na lavoura – ele está com 82 anos, parece um moço: anda a cavalo, tira leite, cuida do limão. Meu pai, graças a Deus, parece moço. Vamos pescar juntos, nós somos amigos, nós temos o hábito de pescar aqui na região, no Rio Grande. Mas naquela época, era costume, quando casava um filho, que ele viesse morar com a família. Aí meu avô separou, por exemplo, 10 mil pés de café pro meu pai, uma gleba de terra, e meu pai passou a ser dono daquele pedaço de terra e plantar o café. Aí meu pai construiu uma casa com minha mãe, recém-casados.

Eu nasci na fazenda. Naquela época tinha as parteiras. (risos) A minha mãe entrou em trabalho de parto - nós somos em quatro irmãos, eu sou o segundo, e os quatro foram as parteiras. E quanto à minha infância, eu olho pra ela com muito orgulho. Fui criado numa casinha humilde, uma casinha confortável, mas humilde, fogão a lenha. Eu...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Projeto Memórias do Comércio de São José do Rio Preto

Entrevista de Milton Perozin

Entrevistado por Luís Paulo Domingues e Claudia Leonor

São José do Rio Preto, 09 de novembro de 2021

Entrevista HV_092

Transcrita por Selma Paiva

(00:27) P1 - Boa tarde, ‘seu’ Milton, tudo bom?

R1 - Boa tarde! Tudo bem, graças a Deus. Estamos aí numa situação maravilhosa hoje aqui, né, com essa entrevista, estou muito feliz.

(00:40) P1 - Nós também.

(00:41) P2 – “Seu’ Milton, pra começar, eu gostaria que o senhor dissesse o seu nome completo, pra ficar registrado no vídeo, a data e o local onde o senhor nasceu.

R1 – Bom, meu nome é Milton Roberto Perozin, hoje estamos no dia 11 de outubro de 2021, eu sou nascido natural de Cedral, município de São José do Rio Preto, cidade vizinha aqui. Então, eu sou natural de Cedral.

(01:08) P2 – Certo. E a data de nascimento do senhor, quando foi?

R1 - Ah, dia 02 de maio de 1965.

(01:16) P2 – Legal. E qual que é o nome do seu pai e da sua mãe?

R1 - Meu pai se chama Minervino Perozin e a minha mãe, Antônia Pontes Perozin.

(01:27) P2 - Ah, legal. E os seus avós, o senhor conheceu os seus avós, teve contato com eles, assim?

R1 - Conheci os avós, o pai do meu pai é Antônio Perozin, a mãe do meu pai era Joana Sanitar, a mãe da minha mãe Ana Funchal Pontes e o pai da minha mãe, Manoel Pontes Filho. Então, foi unindo aí os portugueses, italianos, essa mistura, que hoje saímos nós, graças a Deus.

(01:59) P2 – Sim. E, ‘seu’ Milton, o senhor sabe a origem deles? Eles moravam onde, seus avós, antes dos seus pais se conhecerem, onde eles viviam?

R1 - Os pais do meu pai vieram da Itália, sabe? Eles vieram da Itália. E os pais da minha mãe vieram de Portugal. E eles se conheceram aqui no Brasil e se casaram aqui. Inclusive teve um caso na família do meu pai, que o irmão do meu avô nasceu no navio, chegando aqui em Santos, 1889. Ele se chamou Brasil Perozin, (risos) era o nome dele, meu tio,...

Continuar leitura

Título: Hoje é dia de feira, amanhã de sindicato!

Data: 9 de novembro de 2021

Local de produção: Brasil / São José Do Rio Preto

Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios