Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Carlos Eduardo Pires
Por: Carlos Eduardo Pires, 4 de dezembro de 2020

Histórias que nos marcaram

Esta história contém:

Histórias que nos marcaram

Tenho dedicado muito tempo e esforço na busca de dados de meus antepassados. E a busca não é só na vertical (avós, bisavós, trisavós, etc.) mas também na horizontal (tios, primos, filhos do primos, etc.), às vezes, também, na busca dos antepassados dos cunhados, concunhados, amigos, etc. Datas, locais e documentos de nascimento, casamento e morte.

Os três registros chave de nossas vidas!

Alguns podem achar que tal atividade seja coisa de velho, aposentado, saudosista, desocupado, ou qualquer outro rótulo, mas independente de qual classificação eu me encaixe, devo reconhecer, que essa busca tem me fascinado e, inclusive, tenho me policiado para não me tornar o chato das rodas de conversa, onde tudo cai no que deseja falar, ou seja: um fanático.

Mas, voltando ao motivo dessa mensagem, e tentando não agir como um fanático, preciso dizer que na busca desses dados e na reconstituição do entendimento de onde viemos, me deparei com muitas curiosidades e a compreensão de algumas histórias contadas ao longo dos anos, em nossos encontros na casa da Avó MARIA E Vô JOÃO! Sim, porque não há nada mais significativo da conexão que existe entre os descendentes desse casal, do que os almoços de domingo ou o café da tarde que todos nós alí usufruímos, por muitas e muitas vezes.

Ao me deparar com os dados citados acima, apesar da quantidade enorme desses dados e de chegar, em alguns casos, a 7 gerações antes de mim, percebi que minha árvore genealógica estava pobre. Ela se resume a dados, pouquíssimas fotos e nenhuma história. E quão rica é a história da vida de uma pessoa. Quantos momentos de alegria, tristeza, angustia, dor, compreensão, aprendizado (físico, moral, intelectual, espiritual, filosófico), erros e acertos, entendimento, desentendimento... etc. Sim, acredito que faltam as histórias, ou fragmentos de histórias...

Dou três exemplos que vivenciei:

PRIMEIRA HISTÓRIA: FAUSTO

Certa vez perguntei para minha...

Continuar leitura
Fechar

Histórias que nos marcaram

Dados da imagem Histórias que nos marcaram

Período:
Ano 2020

Imagem de:
Carlos Eduardo Pires

História:
Histórias que nos marcaram

Tipo:
Fotografia

Histórias que nos marcaram

Dados da imagem Histórias que nos marcaram

Período:
Ano 2020

Imagem de:
Carlos Eduardo Pires

História:
Histórias que nos marcaram

Tipo:
Fotografia

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.