Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Liana Zélia Ramos Holanda, 18 de agosto de 2020

Histórias de infância

Esta história contém:

Histórias de infância

Sou filha a caçula de cinco irmãs, filhas da Maria José e José Raimundo. Quando criança brincava de bola, pega-pega, casinha, pegava as folhas da árvores e fazia comidinha. Me juntava com as minhas irmãs e primas, fazíamos festas de aniversário para nossas bonecas e brincávamos também de escolinha. Todas queriam ser a professora para poder mandar. Tenho muita lembrança da minha mãe, chamando da porta da cozinha porque tinha feito pipoca e suco. Mas já sabíamos, pois o cheiro da pipoca era sentido de longe.

Ainda hoje, quando sinto cheiro de pipoca, me faz lembrar a minha infância.

O tempo passou, todas cresceram e as brincadeiras já não fazem parte de nós, deixamos a criança que existe dentro de nós. Aos 16 anos, me tornei mãe. Sai de casa e fui morar com uma irmã, larguei os estudos e não conseguia conciliar a maternidade com o colégio. Passaram-se anos, exatamente seis, para ser preciso outra gravidez. Aquela menina cheia de sonhos, desejos e realizações já não existia mais, tudo foi se perdendo no caminho. Até que um dia senti a depressão batendo em minha porta. Resolvi recuperar o tempo que se perdeu, voltei para casa da minha mãe, a estudar, consegui um emprego como auxiliar de recreação. Foi onde me encontrei novamente, lembrei daquela menina que brincava de escolinha e eu era a professora. Terminei o colégio com a ajuda de outra irmã que já atuava na Educação Infantil. Fui fazer a faculdade de Pedagogia.

Ao longo do curso e a cada contato, cada vivência com as crianças, ia me encantando com a Educação Infantil. Afinal, não deixamos a criança que mora dentro da gente ser esquecida porque podemos ser tudo nessa profissão, além de professora. Foi numa dessas vivências que me veio à memória quando fiz parte da corte do Reinado de Nossa Senhora do Rosário, junto com a minha vó, meu tio e dois primos. Eu era a princesa, meus primos foram os príncipes e, minha vó e meu tio, foram rei e rainha. A festividade...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios