Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

História sobre a imigração de uma família portuguesa contada pela neta.

Esta história contém:

História sobre a imigração de uma família portuguesa contada pela neta.

Vídeo

Flavia, uma advogada de São Paulo, conta no vídeo sobre suas descendências e a chegada de sua família ao Brasil. Com uma avó portuguesa que saiu de uma pequena vila para o interior de SP, com 17 anos, e uma empresa de família que abriu várias filiais no país. No depoimento, ela conta a relação direta da família com as fábricas, que cresceram entrelaçadas. Passando por momentos históricos, como a Revolução dos Cravos nos anos 70 e a relação do ditador Salazar com um parente distante que fazia parte daquela empresa familiar portuguesa.

Ela conta sobre as dificuldades da família numa região pobre de Portugal e das condições em que sua avó imigrou. Desembarcando em Santos em 23 de julho de 1929, foram encaminhados para a Hospedaria dos Imigrantes, e logo, com ajuda de conhecidos que já viviam no Brasil, se acomodaram em São José do Rio Preto.

Como ela conta sobre seu avô sua vida era foi de trabalho duro no país de origem, trabalhando desde os 13 anos. Apesar de Luís e Maria do Rosário serem do Carvoeiro, só se conheceram depois no Brasil de uma forma inusitada. Maria do Rosário, que sofria de transtorno maníaco depressivo, relatado pela neta, teve 7 filhos com o Luiz, dentre eles, sua mãe Teresa.

Seu bisavô trouxe a família a convite de um parente, que já estava no Brasil. Começaram uma sociedade familiar, entre homens, enquanto o trabalho das mulheres era se casar. O esquema contava em selecionar os melhores funcionários da fábrica, como gerentes esforçados, necessariamente portugueses, para serem candidatos a se casar com suas filhas. Assim, os dois se casavam de maneira arranjada e abriam uma nova filial para morar em cima. Foi dessa maneira que o negócio foi se expandindo, porém, as coisas foram mudando e Flavia conta que sua mãe, Maria Teresa Ribeiro Pelliciari, foi a primeira a poder se casar com alguém que ela mesma escolhesse, não sua família, e que não fosse português; era um italiano chamado Carlos Henrique...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios