As dificuldades no nascimento, que lhe causaram paralisia cerebral. O apoio dos pais na infância. A ida para a escola. A militância política e a Faculdade de Ciências Políticas e Sociais. O trabalho como servidora pública. A participação nas discussões que levaram a criação do Museu da Diversidade Sexual. O relacionamento de 34 anos com sua esposa. Os sonhos para o futuro.

imagens (10)

Grande família

Na escola

Primário

Formada

Formada II

Amigas

Candidata

Casamento

Casamento II

Dignidade

Grande família

Em pé, da direita para esquerda, o pai de Silvana; na frente dele, sua irmã Dalva, com a boneca. Ao lado do seu pai, a irmã, Nena, o tio Rubens, sua irmã Elza e sua prima Benedita. Sentados da direita para esquerda: tia Diamantina, esposa do Tio Rubens; em pé, ao seu lado, minha prima Marli e no colo meu primo. Zé Antônio; ao seu lado, a mãe de Silvana, com ela no colo, seu avô Antônio, com sua irmã Maria no colo, tia Aparecida, com as primas Maria e Dione, em pé. Na frente, agachados, os filhos da tia Aparecida, Dione e Leondenes.

Na escola

Silvana na escola, sem o uniforme, pois ainda não era considerada aluna.

Primário

Silvana em fotos do ensino primário, atual Fundamental I.

Formada

Silvana, recebendo o diploma e fazendo o juramento da Turma de 1984 de Ciências Políticas e Sociais.

Formada II

Amigas

Silvana (à esquerda) e Eliane Paolilo, sua amiga. As duas estudaram juntas do ensino primário à faculdade.

Candidata

Foto da campanha política para a prefeitura de São Caetano do Sul em 1988, em que Silvana concorria para vice-prefeita. Foi sua única candidatura política.

Casamento

Foto do ato de oficialização do casamento de Silvana e Mônica. Silvana comenta que foi um ato de resistência e amor.

Casamento II

Dignidade

Silvana, na militância pela área da saúde e dignidade dos soropositivos.

Palavras-chave:

Conte Sua História - Vivências LGBTQIAPN+ Entrevista de Silvana Gimenes Entrevistada por Luiza Gallo e Leonardo Vieira São Paulo, 11 de setembro de 2023 Realização: Museu da Pessoa Entrevista nº PCSH_HV1415 Revisada por Genivaldo Cavalcanti Filho (0:27) P/1 - Silvana, primeiro eu quero te ag...Continuar leitura

Título: Deficiência não é sentença de morte

Data: 11/09/2023

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Vídeomaker: Alisson da Paz Pesquisador: Genivaldo Alves Cavalcanti Filho Pesquisador: Bruna Ghirardello de Oliveira Entrevistador: Luiza Gallo Favareto Editor: Mathilde Rousseaux Coordenador: Lucas Torigoe Personagem: Silvana Pereira Gimenes Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.