A primeira infância na cidade, com os pais e irmãos. A separação dos pais e a ida para a aldeia de origem de sua mãe. A descoberta de sua identidade indígena e de seu nome. Os primeiros anos de ensino em uma escola dentro da aldeia. As dificuldades com o preconceito ao tentar completar os estudos na cidade. A desistência dos estudos, o relacionamento com um não-indígena e um período na cidade. O retorno à aldeia com o filho e a separação. Os conflitos religiosos e a saída para outro território. As iniciativas para fortalecer a cultura da aldeia e o início do turismo comunitário. O retorno aos estudos e a formação em pedagogia indígena na USP. A introdução à economia solidária e o contato com o pensamento de Paul Singer. A pandemia e novos desafios. Os sonhos para o futuro.

Projeto Memórias da Economia Solidária Entrevista de Itamirim (Miriam Dina dos Santos Oliveira) Entrevistada por Genivaldo Cavalcanti Filho São Paulo / Peruíbe, 04 de dezembro de 2023 Realização: Museu da Pessoa Entrevista nº IPS_HV015 Revisada por Genivaldo Cavalcanti Filho (0:25) - P/1 - ...Continuar leitura

Título: Guardiões do equilíbrio

Data: 04/12/2023

Local de produção: Brasil / São Paulo / Peruíbe/são Paulo

Personagem: Miriam Dina dos Santos Oliveira Entrevistador: Genivaldo Alves Cavalcanti Filho Vídeomaker: Alisson da Paz Editor: Alisson da Paz Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.