Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História

História de um imigrante (fragmento)

Esta história contém:

História de um imigrante (fragmento)

HISTÓRIA DE UM FRAGMENTO DE VIAGEM

Entrevista de história de vida

Título: História de um imigrante (fragmento)

Pesquisadora: Dalvaci Porto

Nome do Entrevistado: Boris Starmac

Data de Nascimento: 12/09/1936

Local de Nascimento: Zagreb/Croácia

Pai: Harry Starmac

Mãe: Daniela Starmac

P - Como foi a sua viagem para o Brasil?

Boris: Eu vim em 1954. De navio. Vim de Israel. Com dez dólares no bolso. Sem profissão. Acabei de fazer vestibular em Israel, num colégio francês. Eu falava francês na época. Croata e eslavo. Não sabia nada de português. Um pouquinho de inglês, muito pouco. Então vim de navio, com dez dólares no bolso. A viagem demorou pra chuchu. Demorou quase 1 mês pra vir, via Itália. Isso são peripécias que eu conto depois, numa outra hora...Mas os dez dólares acabaram no navio. Obviamente em coca-cola, lanchinho e tal. De forma que vim ao Brasil. Mas tive problema de desembarque Mas isto também é um outro episódio que eu conto numa outra hora. Outra longa história, muito interessante, por sinal. Bom, mas vamos ficar nisso.

Então desembarquei em Santos, sem um tostão furado no bolso, e minha mala, com minha roupa e outros pertences foi retida no navio, pra ser desembarcada depois, numa outra oportunidade, dias depois. Então eu vim com roupa de corpo, nada na mão, nada no bolso, desembarco em Santos. Bom, em Santos, o problema era sair de Santos, não podia ficar em Santos. E um colega meu que veio de Israel junto comigo, teve os mesmos problemas que eu, menos o problema financeiro que eu. Ele teve irmã já radicada no Brasil há alguns anos, etc. Então ela ajudou ele, tirar ele de Santos, trazer pra São Paulo, e ela me emprestou algum dinheirinho pra eu vir junto. Se não, eu ficaria na praia, pescando com a mão os peixes com a mão, pra comer cru (risos).

Então eu vim pra São Paulo. Em São Paulo eu não tinha onde me hospedar, não conhecia ninguém. Então fui hospedado na hospedaria de imigrantes, no Brás....

Continuar leitura
Fechar

Aos 18 anos, imigrante no Brasil

Dados da imagem Aos 18 anos, imigrante no Brasil

Imagem de:
Boris Starmac

História:
História de um imigrante (fragmento)

Tipo:
Fotografia

Boris, aos 75 anos

Dados da imagem Boris, aos 75 anos, contemplando as plantas da varanda

Imagem de:
Boris Starmac

História:
História de um imigrante (fragmento)

Tipo:
Fotografia

Boris, aos 75 anos, contemplando as plantas da varanda

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.