Marisa Saenz Leme, historiadora pós licenciada e professora do projeto graduação da unesp de franca, conta sobre a imigração dos seus avós por parte de mãe, que vieram da espanha para trabalhar aqui no brasil na indústria de vidro. Na entrevista ela fala sobre o casamento de seus pais, uma filha de espanhóis e um de família tradicional dos brasileiros arcaicos, e dos preconceitos que ambas as partes reproduziam. Ela conta sobre as condições que os seus avós e tios avós tiveram ao chegar aqui, como a família se desenvolveu no industrial brasileiro e as experiências de imigração pela atração, que aquela epóca de desenvolvimento tecnológico proporcionava para os imigrantes, Além disso ela fala da experiência no núcleo familiar e o convívio com a cultura espanhola, a cultura gastronômica que era muito presente e também a escuta do espanhol por familiares em algumas situações.

Palavras-chave: