O vídeo conta a história da família do entrevistado e como aconteceu a imigração, José Szegeri Filho é filho de austríacos conta a história de seus antepassados e a experiência da imigração. José conta todas as dificuldades que ocorreram ao longo deste processo de mudança, além de falar como era a vida de seu pai na Áustria. Incluindo a viagem no navio, que era o único transporte possível de se usar na época, também fala do que viveram quando eles chegaram no Brasil, como o preconceito sofrido e a dificuldade de aprender um novo idioma. O mesmo diz um pouco sobre como era o trabalho dos seus pais no Brasil, seu pai como torneiro mecânico e sua mãe trabalhando com tecido, eram os trabalhos braçais que eram mais possíveis na época. Ao longo do vídeo o entrevistado acaba citando as tecnologias de hoje em dia que poderiam estar presentes na época, diz que com a modernidade de hoje não mudaria muito como foi a imigração mas sim ajudaria no cotidiano da sua família aqui no Brasil. José Szegeri Filho tem 83 anos é nascido em São Paulo - SP, está aposentado e com este vídeo relembra toda a história da sua família e sua infância.

Palavras-chave: