Ferrucio Fedeli hoje tem 76 anos, mora em São José do Rio preto com sua esposa, Nilda Fedeli, juntos eles tiveram juntos dois filhos. Ele trabalha como empresário na área da construção civil na cidade. Em 1961 migrou de Nápoles na Itália para São Paulo no Brasil, com seu país em busca de melhores condições de vida. Ferrucio nasceu em Nápoles em uma família de classe média alta e viveu lá até por volta dos seus quatorze anos, mas quando uma grande crise econômica assolou a Itália a sua família decidiu que o melhor para eles seria imigrar para o Brasil. Isso aconteceu pelo projeto de imigração, que é basicamente quando uma empresa em algum país, Brasil no caso deles, está precisando de uma mão de obra especializada de outro país, Itália, eles chamam uma pessoa com essa especialização e ela vai para o país em que esta empresa está localizada. Toda viagem é toda paga pelo país para qual as pessoas estão indo. A viagem que Ferrucio fez foi feita em um navio da linha Costa e durou cerca de quatorze dias. Apesar de todo esse tempo, Ferrucio diz que gostou da viagem e se divertiu muito “como se fosse um cruzeiro" ele disse. Eles vieram com a intenção de se estabelecer aqui e sem a intenção de voltar para a Itália, isso foi “cumprido” eles só voltaram para passeios. Quando eles chegaram seu pai já tinha um emprego em uma empresa, por causa do projeto de imigração,a sua mãe era dona de casa e ele continuou os estudos, mas quando ele se formou foi logo trabalhar na mesma empresa do pai como office boy. A língua não foi uma dificuldade nem para ele nem para os seu pai, porque como ele estudava e seu pai trabalhava eles escutavam e utilizavam a língua, mas para sua mãe foi um pouco difícil. Mas uma dificuldade que o pai dele teve foi com o trabalho porque o projeto de imigralçao preferia pessoas jovens e na época em que eles vieram ele já tinha uma certa idade. No cruzeiro eles só levam nas mãos as suas roupas, mas nenhum outro item material só um álbum de fotos que ele guarda até hoje.

Palavras-chave: