Nessa entrevista minha avó, Ana Maria Gambier, irá contar a história de seu pai, José Fraga, meu tataravô, que migrou ainda criança para Ubatuba. Ela narra as dificuldades que levaram ele a fugir de casa aos 12 anos, e as dificuldades que ele encontrou para conseguir dinheiro, trabalho e moradia após migrar. A história do José Fraga mostra o quão o trabalho infantil era normalizado e como a migração muitas vezes se fazia necessária para conseguir uma condição de vida melhor. Bem no começo da entrevista Ana Maria fala sobre as razões de seu pai ter migrado e saído de sua casa para enfrentar os desafios de trabalho que eram e ainda são presentes. José Fraga conseguiu diversos empregos até conseguir se estabelecer firmemente em um lugar. Ana Maria narra sobre o papel de José no exército como enfermeiro e seu trabalho em um presídio em Ubatuba, onde ele conheceu minha tataravó, mãe da minha avó.

Palavras-chave:

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.