A entrevista com Ana Emília Fajardo Turbin foi muito boa. Ela nasceu em São Paulo e tem 73 anos de idade, sua descendência é italiana, e ela começa falando que não se considera refugiada e sim, como uma meia imigrante, porque ela tem um marido nos Estados Unidos e uma casa lá, e de vez em quando ela viaja para trabalho, mas ela mora tanto nos Estados Unidos quanto no Brasil. Ela se casou com um americano e já passou um bom tempo morando nos Estados Unidos, ela falou que provavelmente foi uma das primeiras pessoas a usar um aplicativo online para se relacionar com o seu atual marido. Ela fala que a tecnologia da época dos Estados Unidos era, sim, um pouco diferente da do Brasil, não era a tecnologia em si que era diferente, mas a quantidade de pessoas que conseguiam usar,porque os aplicativos on-line que funcionavam no Brasil, não eram usados por muita gente, assim trazendo mais dificuldades no uso da tecnologia aqui no Brasil. Ela mencionou que sabe a diferença entre imigrante e refugiado, ela explicou que não é uma refugiada, e contou que no centro de Manhattan existem centenas de pessoas que estão morando na rua, pelo simples motivo de serem refugiadas e fugirem de seu país de origem por diversos motivos, tanto por motivos políticos, dificuldades financeiras e entre outras coisas.

Palavras-chave:

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.