Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Hilda Amstalden
Por: Museu da Pessoa,

História com recheio de memórias

Esta história contém:

Hilda Amstalden é neta de suíços, nascida no dia 06 de agosto de 1938, no município de Vinhedo- interior paulista . É a quinta filha dos dez que seus pais tiveram.

É a quinta filha de nove mulheres e um homem.

Com um ano e meio de idade, seus familiares mudaram-se para Indaiatuba, isso aconteceu porque sua família havia comprado diversos lotes de terra por aqui.

Dona Hilda recebeu de seu pai um apelido suíço “Buise” que segundo ela significa “ coisa delicada”.

Para dona Hilda, falar de seus ancestrais é muito bom, isso porque sempre ouviu histórias da imigração suíça. Tanto a parte do sofrimento como também a parte das conquistas que tiveram através do trabalho.

Quando criança, Hilda gostava muito de brincar. Das brincadeiras as que mais gostava eram :casinha, bola, peteca e boneca (feitas de palha ou pano).

Como era de família numerosa, Hilda sempre teve bastante de amigos e amigas, incluindo suas irmãs, irmão, primas e primos.

Nossa protagonista frequentou a escola do 1º ao 4º ano, estudou os quatro anos com a mesma turma , a classe era composta por oito crianças, sendo quatro meninas e quatro mneninos.

Estudou na escola Nicolau de Flüe, iniciou em 1946 e se formou no ano de 1949.

Ao relembrar os quatro anos que frequentou a escola, dona Hilda nos relatou com um bonito sorriso

estampado no rosto que gostava muito de estudar.

Sua prima e professora Dona Leonor, era muito brava, mas ensinava muito bem.

Dona Hilda se lembrou dos castigos que recebiam quando não faziam as lições corretamente. “Quando isso acontecia tínhamos que ficar horas a mais na escola estudando com a professora até aprendermos a lição direito”- disse ela.

Na juventude, dona Hilda gostava dos bailinhos e festas que faziam seus familiares. Nessas festas comparecia muita gente da família e eram festas muito divertidas e gostosas. De todas as festas que aconteciam a que dona Hilda mais gostava era das...

Continuar leitura

Dados de acervo

  • Vídeo na íntegra
    (não disponível)

  • Áudio na íntegra
    (não disponível)

  • Texto na íntegra
    (não disponível)

  • Ficha técnica
    (não disponível)

Título: História com recheio de memórias

Autor: Museu da Pessoa
Personagem: Hilda Amstalden

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios