Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Constantino Cury
Por: Museu da Pessoa, 4 de março de 1994

Ganharam, mas pagaram a conta

Esta história contém:

Ganharam, mas pagaram a conta
fechar

Festejo de Natal em família

A família Cury comemora o Natal em sua residência em São Paulo.

período: Ano 1975
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Constantino Cury
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Escritório de Cury

Constantino Cury em seu escritório, na sua concessionária de veículos localizada na avenida General Olímpio da Silveira.

período: Ano 1994
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Constantino Cury
crédito: Márcia Zoet
tipo: Fotografia

Corrida Internacional de São Silvestre

As campeãs da corrida São Silvestre de 1991, recebem o troféu das mãos de Constantino Cury, vice-presidente dos São Paulo Futebol Clube na época.

período: Ano 1991
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Constantino Cury
crédito: A Gazeta Esportiva: Júlio Barseto.
tipo: Fotografia

Torneio Ramon de Carranza

Foto tirada no vestiário após o São Paulo Futebol Clube ganhar o jogo de quatro a zero contra o Real Madrid, que lhe deu o título de campeão do torneio. Na foto estão jogadores e dirigentes do SPFC com o troféu e a bandeira do clube.

período: Ano 1992
local: Espanha / Cadiz
imagem de: Constantino Cury
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Fotografia

Mapa Cury

Constantino Cury nasceu em São Paulo

imagem de: Constantino Cury
crédito: Acervo Pessoal
tipo: Mapa

Entrevista em vídeo

Foto capturada da entrevista em vídeo.

período: Ano 1994
local: Brasil / São Paulo / São Paulo
imagem de: Constantino Cury
tipo: Fotografia

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF
P - Bom, senhor Cury eu gostaria de começar a entrevista com o senhor dizendo seu nome completo, o local e a data de nascimento, por favor.R - Meu nome é Constantino Cury. Eu nasci em São Paulo, na capital, em treze de janeiro de 1924.P - E os seus pais, qual eram os nomes de seus pais e onde...R - Meu pai chamava-se Abrahão, minha mãe chamava-se Vitória, naturalmente sobrenome Cury, né?P - Eles são... Eles eram brasileiros?R - Não, eram libaneses. Eles vieram do Líbano. Naquele tempo não existia praticamente o Líbano, era... Era a Turquia, era o Império Turco que tomava conta lá porque existia a Grande Síria, naquele tempo. Depois veio a grande guerra, a guerra de 1914, os turcos foram pra lá e tomaram conta. E depois, quando eles perderam a guerra, ganharam os aliados, a França tomou conta de uma parte que ficou o Líbano, e os ingleses tomaram conta da outra parte que era a Síria. E veio até 1939, quando teve outra guerra e a... Novamente os aliados ganharam a guerra e dessa vez os aliados, os franceses deram a independência para o Líbano e foi formado o governo libanês. E também deram a independência para a Síria, que são vizinhos, sírios e libaneses. Praticamente a mesma língua, é como português e brasileiro. P - E eles vieram em que época, para cá. O senhor sabe?R - Eles devem ter vindo na época de mil novecentos e pouco, em quatorze, quinze ou dezesseis. P - Eles costumavam contar um pouco dessa viagem deles pra cá? Como é que foi...R - Tem uma das coisas, é que eles levavam quarenta dias de navio pra chegar aqui, para levar uma vida nova, um... Eles, é... Quase todos que saíram de lá eram cristãos. E sabe, fugiram lá do império otomano turco, fugiram para cá. É por isso que a maior parte dos filhos de sírios, filhos de libaneses, todos lá do Oriente, eles, os brasileiros começaram a chamá-los de turcos. Eles vieram quase todos com o passaporte turco. Não existia passaporte, era um documento qualquer. Então... Continuar leitura

Título: Ganharam, mas pagaram a conta

Data: 4 de março de 1994

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Personagem: Constantino Cury
Entrevistador: José dos Santos Silva
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios