Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Personagem:
Por: , 14 de julho de 2021

FURNAS abriu as portas para o Brasil para mim

Esta história contém:

FURNAS abriu as portas para o Brasil para mim

Vídeo

Um pequeno excerto sobre a história de Roberto Cristino

A migração da central de Botafogo tinha que ser feita de uma maneira que não se perdesse os sistemas que já estavam funcionando. Como que a gente ia garantir que os equipamentos fossem para lá? E outra, o bloco E não ia todo para o escritório da IBM, alguns equipamentos também foram para a subestação de Grajaú. As pessoas foram para a IBM e a Central Telefônica foi parte para Grajaú e parte para IBM. Imagina?

Quando eu entrei em FURNAS, eu não tinha muito conhecimento técnico dos equipamentos, nunca tinha trabalhado com centrais telefônicas, e eu peguei uma fase de modernização das centrais, as chamadas centrais eletroeletrônicas; aquelas centrais no passado o cara identificava o defeito pelo barulho do relé do equipamento, parecia um tic tac de relógio. As centrais passaram a ser baseadas em chips, processadores, computadores, e como eu acompanhei desde o início a implantação, eu já pude dominar mais a tecnologia. Também fiz algumas viagens para aprender, fazer formação. Hoje, na medida em que o tempo passa, nós vamos nos modernizando, claro, na medida que a gente consegue.

Agora mesmo passamos por uma nova reestruturação, dentro da Diretoria de Interações, foi criada uma superintendência de telecomunicações, e o nosso departamento está atrelado a essa superintendência.

O nosso setor é responsável pela manutenção e suporte das centrais telefônicas de FURNAS. A minha área específica é telefonia. Cada subestação e cada usina tem seu ponto técnico de eletroeletrônica, que faz a operação da sua central. Nós somos o que a gente chama de nível 2, nós damos suporte aos técnicos de campo e também somos responsáveis por toda a parte de programação das rotas e da numeração dos ramais de FURNAS. Todos os ramais, todas as rotas de ligação, todas as interligações entre as centrais de FURNAS são de nossa responsabilidade.

Nós...

Continuar leitura

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Entrevista de Roberto Cristino Marcos

Entrevistada por Torigoe / Daniela

14/07/2021

Realização: Museu da Pessoa

Entrevista número FUNAS_HV020

Transcrito por Aponte

0:00

P/1 – Qual que é o seu nome, onde você nasceu e em que data, Roberto?

R – Meu nome é Roberto Cristino Marcos, eu tenho 42 anos e nasci no Rio de Janeiro, na capital.

0:28

P/1 - E por acaso os seus pais te contaram como é que foi o seu nascimento? Como é que foi a gestação?

R - Eu sei pouco. O que eu sei é que eu tive um pouco de pressa na hora de sair, a bolsa estourou, e minha mãe entrou no carro e aquela confusão toda de chegar logo no hospital. 2 horas da manhã, minha mãe chegando na Clínica, mas deu tudo certo.

1:10

P/1 – Você nasceu de 9, 8 meses, ou foi antes até?

R – Não! Eu nasci no prazo correto, só que ela não esperava. Estava em casa dormindo, a bolsa estourou, ela teve que sair correndo para o hospital.

1:24

P/1 – Me conta o nome inteiro da sua mãe e como é que a família dela? Os seus avós por parte de mãe, de onde eles são, o que eles fazem?

R - Minha mãe se chama Neide Antônio Cristino Marcos. Ela infelizmente já não esta aqui conosco, ela faleceu em 2014. Todos eles são aqui do Rio de Janeiro. Eu não conheci a minha avó, minha avó também, ela faleceu um pouco antes de eu nascer, mas eu convivi um pouco com meu avô. Meu avô, ele é português, ele veio para o Brasil no inicio do século, no caso, no século passado, conheceu minha avó, o nome dele é Francisco Cristiano. E ele era mecânico, trabalhava numa oficina mecânica. Português, veio aqui para o Brasil e ficou no oficio de oficina de carros.

2:28

P/1 - Qual que é o nome do teu pai, como é que é a família dele também?

R - Meu pai se chama Roberto também. Roberto da Silva Marcos, meu pai conheceu minha mãe na infância. Ele e mais 3 irmãs, ele era o único homem da família. O meu avô faleceu muito cedo, então ele teve que assumir a guarda das minhas tias. E ele foi...

Continuar leitura

Título: FURNAS abriu as portas para o Brasil para mim

Data: 14 de julho de 2021

Local de produção: Brasil / Rio De Janeiro

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios