Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História

Fui receptora e doadora de órgão ao mesmo tempo

Esta história contém:

Fui receptora e doadora de órgão ao mesmo tempo

Quando senti os braços e as pernas dormentes enquanto fazia o almoço naquela manhã de junho de 2012, a angústia deixou minha boca seca. Até tentei me tranquilizar, pensando que podia ter dormido de mau jeito...Mas a verdade é que eu sabia de cor e salteado onde aquilo ia dar. Logo viriam as diarreias, as tonturas constantes e a dificuldade para andar. Por fim, minhas mãos e pernas atrofiariam.

Quanto tempo levaria para acontecer? Difícil saber. Eu estava com 42 anos e minha mãe havia morrido entrevada aos 52 anos. Meu irmão deixou de andar e pegar objetos aos 36 anos e minha irmã se viu sem movimento aos 40. O que eu não sabia é que um transplante de fígado podia me livrar dessa triste sina. E o mais surpreendente: o mesmo fígado que estava me fazendo ficar doente podia salvar a vida de outra pessoa. Ficção científica? Não: transplante dominó.

Polineuropatia amiloidóticafamiliar (P.A.F.), mais conhecida como “doença do pezinho”, por ser diagnosticada através de uma biópsia no pé. Eis o nome do mal hereditário do qual minha mãe, meus irmãos e eu sofremos. Ele faz o fígado produzir enzimas defeituosas que, pouco a pouco, degeneram o organismo.

Infelizmente, fui a única da família a ter um diagnóstico a tempo de escapar sem sequela alguma. Humildes, não tínhamos instrução. Além disso, demos azar de passar por médicos que não conheciam a P.A.F. Tudo bem que ela é rara e difícil de diagnosticar,mas primeiro falaram para minha mãe que ela tinha tuberculose (!) e depois, para meus irmãos, “que era coisa do fígado e não havia o que fazer”.

Por sorte, passei num médicoda rede pública melhor capacitado. Ele desconfiou do quadro, pediu uma biópsia e detectou a P.A.F. O diagnóstico foi um alívio, mas ao mesmo tempo assustou. “Você precisa de um transplante de fígado com urgência; é a sua única saída”, disse o doutor.

O médico tinha razão, eu precisava de ajuda urgente. Além do...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios