Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Museu da Pessoa, 26 de fevereiro de 2014

Fui pegando gosto

Esta história contém:

Fui pegando gosto

Dados de acervo

Baixar texto na íntegra em PDF

Plano Anual de Atividades – Projeto Nestlé Ouvir o Outro – Compartilhando Valores – PRONAC 128976

Depoimento de Solange Cabido Pinheiro

Entrevistada por Vanuza Ramos

São Paulo, 26 de Fevereiro de 2014.

Realização Museu da Pessoa.

NCV_HV03_Solange Cabido Pinheiro

Transcrito por Iara Gobbo

P/1 – Solange, primeiro obrigado por ter vindo, é muito importante seu depoimento pro projeto da Nestlé. E pra começar queria que você falasse o seu nome completo, o local e a data do seu nascimento.

R – Solange Cabido Pinheiro, nasci em Piraúba, Minas Gerais, nasci um do seis de 62.

P/1 – Certo. E qual é o nome dos seus pais, Solange?

R – Meu pai é Jaime Cabido Pinheiro, minha mãe Maria de Lurdes Cabido Pinheiro.

P/1 – O que que eles faziam, ou fazem?

R – Minha mãe hoje é falecida, mas ela era do lar. Meu pai trabalhava numa empresa metalúrgica aqui em São Paulo.

P/1 – Como você descreveria seus pais? Qual a característica mais marcante, o que mais te lembra, por exemplo, da sua mãe?

R – Da minha mãe? Nossa, a minha mãe era uma pessoa muito feliz, uma pessoa muito marcante. Apesar dela não trabalhar fora, cuidar de sete filhos não foi muito fácil pra ela, principalmente na doença da minha irmã mais nova, que teve paralisia infantil, então pra ela foi muito duro. Mas a imagem que eu tenho da minha mãe é assim, uma mulher que apesar de todos os problemas, do sofrimento, era uma pessoa muito feliz.

P/1 – E sobre o seu pai?

R – Meu pai já era mais sério, já era assim: “Eu tenho que trabalhar pra dar o sustento, então é o que eu faço, trabalhar e sustentar meus filhos”. Deixava sempre faltar alguma coisa, mas mesmo assim era muito batalhador também. Não tenho o que me queixar porque ele nunca me deixou faltar nada. Acho que na vida não é só o dinheiro, o luxo. Ele sempre procurou deixar não faltar nada pra gente, graças a Deus. Acho que por isso que eu sou cozinheira hoje, porque eu nunca passei fome,...

Continuar leitura

Título: Fui pegando gosto

Data: 26 de fevereiro de 2014

Local de produção: Brasil / São Paulo / São Paulo

Entrevistador: Vanuza Ramos
Transcritor: Iara Gobbo
Autor: Museu da Pessoa

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios