Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Admur Pamplona
Por: Admur Pamplona, 18 de abril de 2023

Fragmentos de Memoria 2: A comida do meu pai

Esta história contém:

Fragmentos de Memoria 2: A comida do meu pai

Outras vezes que eu estava na casa do meu padrinho eu saia pelo fundo do quintal atravessa o córrego e chegava em minha casa e lá ficava brincando com os animais domésticos ao redor da casa, as vezes até o meu pai chegar da roça.

Uma coisa boa que me faz lembrar até hoje é a comida que ele fazia, que era muito gostosa, nas reflexões feitas depois de adulto, casado, com os filhos já com vida própria, morando só eu e minha esposa e com problemas na organização do trabalho na cozinha me fazia lembrar de como meu pai otimizava esse processo de fazer a comida e de lavar as vasilhas sujas da refeição.

Ele, no fogão à lenha, colocava a carne seca que estava estendida num varal, dentro da panela de ferro e fritada bem, colocava o arroz e refogava depois ao colocar a água para cozinhar vinham juntos a batata doce produzida no quintal, a cenoura da horta e o quiabo colhido na hora,.

Depois de cozido, o arroz recebia uma cebolinha verde por cima retirada na hora de uma plantação em uma bacia velha que ficava próxima à porta da cozinha.

Ainda me dá água na boca só de lembrar desta comida.

Mas a lição que aprendi foi, devido ele ter que fazer todo o processo, ele otimizava o seu trabalho fazendo toda a comida em uma única panela e com isso a quantidade de vasilhas pra lavar era menor.

Assim, quando eu faço a comida aqui em casa eu lembro dele, alem de ficar mais gostosa, suja menos vasilha.

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios