Facebook Info Ir direto ao conteúdo
História
Por: Lia Cristina Lotito Paraventi, 25 de novembro de 2019

Fogos de artifício: ai que medo!

Esta história contém:

Fogos de artifício: ai que medo!

A professora Maria de Lourdes Chavis Silva cresceu na cidade de Santo Expedito próximo a Presidente Prudente. Adorava brincar na rua de pique esconde e passa anel. Morava perto da igreja católica da pequena cidade. Tinha muito medo dos fogos de artifícios que soltavam na época das festas, por isso adorava ir para a casa de sua avó, que era no sítio, lá ficava longe de todo esse agito e gostava de brincar por lá. Tinha uma melhor amiga que se chamava Elieta, estudaram juntas na escola e fizeram Magistério, trocavam confidências e também se tornavam professoras juntas. Se tornou professora, porque sempre admirou a profissão, pois suas professoras eram amorosas, e sempre teve desejo de se tornar professora, mesmo tendo todas as dificuldades. Antes de ir à escola, colhia uma arroba de algodão e amendoim, para ajudar sua família, andava duas horas a pé, pelos pastos e rios, mas o desejo de estudar e um dia se tornar professora era maior que tudo. Antes de ser professora foi empregada doméstica do prefeito de sua cidade, além de ir à roça para ajudar sua família. Estudou Magistério, pois fazer faculdade era muito difícil, fez Pedagogia depois de muito tempo. Nesse estudo, antigamente se habilitava para ser professora de crianças. Sua cor favorita é o vermelho, tem muitos vestidos vermelhos. Vestido e saias são suas vestimentas favoritas. Adora comer feijão e arroz, não fica um dia sem comer feijão. Na nossa escola o seu lugar favorito é a Biblioteca, onde a professora Lourdes fica para ajudar as crianças a escolher livros maravilhosos. Mas, desde criança adora o livro: Meu Pé de Laranja Lima, e sempre que pode relê com algum aluno que vai até a biblioteca. Seu animal de estimação é uma cachorrinha que se chama Jasmim. Adora viajar para vários lugares, mas não gosta de viajar de avião, gosta de praia, de ir à casa de familiares em Presidente Prudente. Recentemente foi à Olímpia e gostou mais do que a praia. Na televisão...

Continuar leitura

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

Essa história faz parte de coleções

voltar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

    voltar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

      voltar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      voltar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.

      Receba novidades por e-mail:

      *Campos obrigatórios