Facebook Informações Ir direto ao conteúdo
História
Personagem: Maria Mazara
Por: Museu da Pessoa, 25 de janeiro de 2007

Filha do guaraná

Esta história contém:

Filha do guaraná

Vídeo

O meu nome é Maria Mazara. Antes era Maria Mazara dos Santos, mas quando eu fui registrada me tiraram o último sobrenome, que era da minha mãe. A gente era em quatro irmãos, mas hoje só somos em dois: um mora em Manaus e o outro ainda está aqui em Maués. Hoje eles não fazem nada porque já estão velhos, estão só vivendo mesmo. Eles trabalhavam de guaranazal, só que abandonaram e os filhos não cuidaram também e aí foi embora e acabou-se tudo. Estão só vivendo já do aposento deles, e aí pronto: acabou-se com tudo.

Só eu que continuo no guaranazal porque o meu marido deixou esse guaranazal pra mim. Só vim mexer com guaranazal depois de eu me casar com ele. Nós íamos no guaranazal, tirava o guaraná da árvore, chegava pra casa e ia polir e aí fazer a torração do guaraná. Era ele quem mais fazia o trabalho porque ele andava pelo mato, tirava, caçava por ali. O homem pra sustentar família tem que se virar de qualquer maneira. E assim era ele.

Nós nunca usamos adubo, só o da terra! Faz assim: debaixo da árvore, tem que pegar frutinha, aquela raizinha dela, pega aquela terra bem amassadinha, bem amassada mesmo no toco do guaraná e aí faz as covinhas dele e vai plantar. Pisa bem em cima e faz a casa por cima e com prazo de dois meses já está arrebentando que é uma beleza! Se for com o adubo, no começo ele dá bonito. Agora vai, vai, vai, vai e aí do meio para o fim as árvores vão morrendo e vai dando uma doença e pronto, não presta não.

Guaraná não faz mal a ninguém. Ele é fortificante e tem vitamina. É bom para fraqueza, pra outras coisas mais. Tem gente que toma como remédio Se a pessoa está com uma diarréia, pode tomar ele com limão. Até com uma pedrinha de sal! Eu achei bom contar a minha história com o guaraná! Obrigada!

Fechar

Maria Mazará

Dados da imagem Mulher sentada em um píer. Há o oceano, árvores e casas ao fundo.

Período:
Ano 2007

Local:
Brasil / Amazonas / Maués

Imagem de:
Maria Mazara

História:
Filha do guaraná

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
mulher, pier, oceano, árvores, casas

Mulher sentada em um píer. Há o oceano, árvores e casas ao fundo.

Maria Mazará

Dados da imagem Mulher sentada em um píer. Há o oceano, árvores e casas ao fundo.

Período:
Ano 2007

Local:
Brasil / Amazonas / Maués

Imagem de:
Maria Mazara

História:
Filha do guaraná

Crédito:
Acervo Pessoal

Tipo:
Fotografia

Palavras-chave:
mulher, pier, oceano, árvores, casas

Mulher sentada em um píer. Há o oceano, árvores e casas ao fundo.

Dados de acervo

O Museu da Pessoa está em constante melhoria de sua plataforma. Caso perceba algum erro nesta página, ou caso sinta falta de alguma informação nesta história, entre em contato conosco através do email atendimento@museudapessoa.org.

fechar

Denunciar história de vida

Para a manutenção de um ambiente saudável e de respeito a todos os que usam a plataforma do Museu da Pessoa, contamos com sua ajuda para evitar violações a nossa política de acesso e uso.

Caso tenha notado nesta história conteúdos que incitem a prática de crimes, violência, racismo, xenofobia, homofobia ou preconceito de qualquer tipo, calúnias, injúrias, difamação ou caso tenha se sentido pessoalmente ofendido por algo presente na história, utilize o campo abaixo para fazer sua denúncia.

O conteúdo não é removido automaticamente após a denúncia. Ele será analisado pela equipe do Museu da Pessoa e, caso seja comprovada a acusação, a história será retirada do ar.

Informações

    fechar

    Sugerir edição em conteúdo de história de vida

    Caso você tenha notado erros no preenchimento de dados, escreva abaixo qual informação está errada e a correção necessária.

    Analisaremos o seu pedido e, caso seja confirmado o erro, avançaremos com a edição.

    Informações

      fechar

      Licenciamento

      Os conteúdos presentes no acervo do Museu da Pessoa podem ser utilizados exclusivamente para fins culturais e acadêmicos, mediante o cumprimento das normas presentes em nossa política de acesso e uso.

      Caso tenha interesse em licenciar algum conteúdo, entre em contato com atendimento@museudapessoa.org.

      fechar

      Reivindicar titularidade

      Caso deseje reivindicar a titularidade deste personagem (“esse sou eu!”),  nos envie uma justificativa para o email atendimento@museudapessoa.org explicando o porque da sua solicitação. A partir do seu contato, a área de Museologia do Museu da Pessoa te retornará e avançará com o atendimento.